Policiais civis de Jaraguá do Sul agora estão aptos a operar fuzis 5.56 e 7.62, ambos da Imbel, fabricante nacional. O treinamento especializado ocorreu no último dia 22, no Centro de Treinamento Tático da Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC), localizada em Ribeirão Pires, no Estado de São Paulo.

Continua depois da publicidade

Durante as 10h/aulas os agentes receberam orientações sobre o emprego desse tipo de arma longa e de suas munições, visando o emprego dos fuzis de acordo com as diretrizes operacionais da Polícia Civil.

A instrução contou com uma parte teórica e outra prática. Na parte teórica foram abordadas todas as características do armamento e de seu calibre. Os tópicos do conteúdo do curso foram: regras básicas de segurança, posição de tiro (em pé, ajoelhado e deitado), empunhadura, precisão, recarga, solução de panes e sonservação e limpeza da arma. Na parte prática, foram feitas várias seções de disparos simulando inúmeras situações de confronto.

Ao final, os policiais civis foram submetidos a uma prova prática, que avaliou o grau de aprendizado deles. Os alvos foram dispostos em distâncias que variaram de 5 a 60 metros.

Segundo o escrivão Reginaldo Henrique Leite, Jaraguá tinha armamentos parados, por não ter ninguém capacitado para utilizá-los.

Continua depois da publicidade

– Agora que três agentes fizeram o treinamento, a intençlão é que os delegados possam utilizar esses armamentos em operações -, diz.

Reginaldo destacou ainda a importância deste preparo agora que o município passará a contar com um Departamento de Investigação Criminal (DIC).

– A estrutura já está pronta, um delegado e seis agentes já estão prontos para dar início ao trabalho, e a expectativa é de que a DIC seja inaugurada ainda em outubro -, informa.