A Polícia Civil de São Paulo abriu um inquérito para investigar os crimes de lesão corporal e injúria após José Luiz Datena (PSDB), candidato à prefeitura da capital paulista, agredir o também candidato Pablo Marçal (PRTB) com uma cadeirada durante um debate na noite de domingo (15). As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado confirmou que o caso foi registrado no 78º Distrito Policial, do bairro Jardins, após a agressão. O advogado de Marçal foi orientado sobre o prazo para representar criminalmente, para que a investigação prossiga. Ele representou nesta segunda (16), e o inquérito foi aberto e encaminhado à Delegacia Seccional.

Veja o momento em que Datena agride Pablo Marçal com cadeirada durante debate em SP

À TV Globo, o advogado pessoal de Datena, Eduardo Cesar Leite, afirmou que também vai representar criminalmente contra Marçal, por calúnia e difamação. Segundo o advogado, a representação será protocolada ainda nesta segunda na Justiça Criminal por uma queixa-crime. A base seriam as declarações feitas pelo candidato do PRTB, que usou palavras ofensivas para se referir ao apresentador.

Continua depois da publicidade

Cadeirada em debate

A agressão ocorreu no debate da TV Cultura neste domingo (15), após Marçal perguntar a Datena quando ele pararia com a “palhaçada” e desistiria da candidatura. Antes, ele havia citado uma denúncia de assédio sexual contra o apresentador.

— A gente quer saber que horas você vai parar, já abandonou entrevista chorando. Você que é um cara que só fala quando tem uma televisãozinha escrevendo ali. Que horas o Datena vai parar com essa palhaçada que ele tá fazendo aqui? — provocou Marçal.

Datena diz que Marçal “precisava ser contido” e espera ter “lavado a alma de milhões”

O apresentador respondeu acusando Marçal de calúnia e o chamou de “bandidinho”.

— A acusação que você fez sobre mim eu já, repito, não foi investigada porque não havia provas. Foi arquivada pelo Ministério Público. O que você fez comigo hoje foi terrível. Espero que Deus lhe perdoe. Você me pediu perdão anteontem. Eu te perdoei — afirmou Datena.

Continua depois da publicidade

Na réplica, Marçal disse que Datena não sabia o que estava fazendo no debate e o chamou de “arregão”. Ele disse que Datena queria agredi-lo no debate da TV Gazeta, em 8 de setembro.

— Você não respondeu à pergunta. A gente quer saber. Você é um arregão. Você atravessou o debate esses dias para me dar tapa e falou que você queria ter feito. Você não é homem nem para fazer isso. Você não é homem — afirmou Marçal.

“Se precisar da porrada, eu dou”, disse Datena antes do debate em que deu cadeirada em Marçal

Neste momento, Datena pegou uma cadeira e agrediu o ex-coach. O moderador do debate, Leão Serva, chamou os comerciais e interrompeu o programa. Ao voltar ao ar, Serva anunciou que o candidato do PSDB havia sido expulso do encontro por conta da agressão física. Marçal abandonou o debate para buscar atendimento de saúde. O programa continuou com a presença dos demais candidatos. 

Leia também

Datena diz que não se arrepende de cadeirada em Marçal: “Claro que não”

Prints mostram suposto pedido de desculpas de Marçal para Datena antes de debate