Um grande número de policiais tenta dispersar os manifestantes na Praça Taksim na manhã desta terça-feira em Istambul. Após duas semanas de protestos, a polícia entrou na praça com veículos blindados e começou a retirar as pessoas que permaneciam no local.

Continua depois da publicidade

De acordo com a CNN, os manifestantes responderam à ação atirando coquetéis molotov nos veículos e então, se protegeram com placas de madeira contra os canhões de água que foram disparados contra eles. Enquanto abriam espaço derrubando barreiras colocadas pelos manifestantes, os policiais também utilizaram gás lacrimogênio para controlar a multidão, que foi aumentando durante o tumulto.

O movimento policial ocorre no dia anterior ao encontro previsto do primeiro-ministro Tayyip Erdogan com os organizadores da manifestação. O protesto, que começou como um mobilização contra a construção de um shopping sobre a última área verde do centro da cidade, tomou rumos políticos inesperados e se transformou em um movimento contra o governo de Erdogan, considerado autoritário pelos manifestantes.

A resposta do primeiro-ministro para os protestos, foi criticar a destruição e violência causadas durante as manifestações. No entanto, a repressão policial às ações foi igualmente dura, resultando na morte de duas pessoas desde 31 de maio.

Continua depois da publicidade