A mais nova ferramenta tecnológica de inteligência, vigilância e reconhecimento da Polícia Militar de Santa Catarina foi testada pela primeira vez neste domingo, durante o jogo Avaí e Metropolitano, em Florianópolis. O veículo off-road Stark IRV monitorou a parte externa e interna do estádio da Ressacada, no Sul da Ilha.
Continua depois da publicidade
Com alta tecnologia embarcada, o jipe possui sistema de radares capazes de rastrear pessoas em um raio de até oito quilômetros, e veículos em até dez quilômetros. Também possui câmera com sensor térmico, dotada de alta resolução e consegue captar imagens à 7,5 quilômetros de distância.
– Na entrada da Ressacada, por exemplo, se todos estão caminhando na direção do portão e apenas uma pessoa está andando na direção contrária, o radar vai captar e a polícia poderá checar se há algo de errado. Outro exemplo de recurso é, se todos estão sentados na arquibancada e apenas uma pessoa levanta, a inteligência artificial do veículo vai detectar – explicou o comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Araújo Gomes. Segundo ele, o Stark IRV passou no teste.
– Verificamos sua potencialidade e alcance. Ele tem potencial para grandes eventos. Não detectou nada na Ressacada porque o jogo foi tranquilo, sem registro de ocorrências – observou o comandante Araújo Gomes.
Continua depois da publicidade
O veículo de tecnologia avançada mantém um sistema de comando e controle, realiza vigilância com multisensores e designa alvos prioritários de atuação. Pode ser usado no apoio a ações da PM de vigilância de fronteiras, suporte a missões de forças terrestres e na prevenção e controle da criminalidade.
Na noite deste domingo, o jipe inteligente continuaria sendo testado. Desta vez, em ambiente noturno e em comunidades do Maciço do Morro da Cruz, em Florianópolis. São locais considerados pela polícia de difícil acesso e críticos por causa da presença do tráfico de drogas.
A nova ferramenta da PM foi desenvolvida pela empresa catarinense TAC, montadora e revendedora de veículos off-road para uso em situações extremas, em parceria com a empresa israelense IAI Elta, que desenvolve e produz sistemas de defesa.
Continua depois da publicidade