Balneário Camboriú e Navegantes estão com as atenções voltadas à segurança dos foliões no feriadão de Carnaval. Serão cerca de cem policiais militares espalhados em Balneário e 120 em Navegantes, que também receberá o apoio de 200 seguranças particulares no Navegay, que acontece na segunda-feira. Na primeira cidade, homens trabalham na montagem do palco para os shows nacionais no Pontal Norte, que terá a área cercada com acesso liberado somente após a revista dos policiais.

Continua depois da publicidade

Os agentes ficarão em três pontos principais em Balneário Camboriú: nas praias agrestes, no desfile dos blocos que ocorre na região central e no Pontal Norte, onde acontecem os shows nacionais. Oficiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e Cavalaria da Polícia Militar também estarão à disposição. Cerca de 65 agentes de trânsito, 66 guardas patrimoniais e 150 homens da Guarda Municipal Armada – coordenados pela Secretaria de Segurança Pública de Balneário Camboriú – também trabalharão na segurança do evento.

O diferencial deste ano é que os shows no Pontal Norte serão isolados com grades. Objetos de vidro, armas brancas e outros itens considerados perigosos pela PM não serão permitidos pela organização do evento.

– Estamos fazendo um trabalho de prevenção, como acontece sempre, e intensificamos a divulgação das mudanças no Pontal Norte – esclarece o militar responsável pelo planejamento do batalhão, tenente Rodrigo Augusto Schmidt.

Navegantes pronta para a festa

Continua depois da publicidade

O episódio de vandalismo e violência registrado na última edição do Navegay – um dos mais tradicionais bloco de sujos do Sul do Brasil – fez com que a prefeitura de Navegantes fortalecesse a segurança durante o evento neste ano. De acordo com o secretário de Turismo, Carlos Sérgio de Souza, a Polícia Militar trabalhará com cavalaria, tropa de choque e canil. Para evitar os incidentes após a dispersão, a PM também montou turnos especiais que cuidarão do final da festa.

– Mudamos o local do desfile, que será na Avenida Beira-Mar. Lá não tem problema de fiação. Teremos espaço amplo, com mais saídas e sistema de plano de fuga – garante.

Os salva-vidas contarão com 25 profissionais e a segurança na água também será feita por uma embarcação, além de jet skis. Na areia, quadriciclos estarão à disposição para a locomoção dos profissionais. Um QG também será montado na Praça Central da praia. Estarão à disposição dos foliões profissionais de saúde, bombeiros e policiais. A Polícia Civil estará no local, onde poderá ser feito o registro de ocorrências.

A edição 2016 do Navegay tem 11 trios elétricos confirmados para acompanhar a multidão, onde os homens se fantasiam de mulheres e as mulheres se vestem de homens. No ano passado, cerca de 100 mil pessoas caíram na folia.

Continua depois da publicidade

MAIS MONITORAMENTO
Navegantes
– 120 policiais militares
– 200 seguranças particulares
– 25 salva-vidas
– 4 ambulâncias
– 5 carros socorristas
Balneário Camboriú
– 100 policiais militares
– 65 agentes de trânsito
– 66 guardas patrimoniais
– 150 oficiais da Guarda Municipal Armada