A 5ª Região da Polícia Militar (5ªRPM) considerou exitosa a ‘Operação Adsumus’, deflagrada à toque de caixa na tarde de domingo (20) depois do salto no número de homicídios registrados no Município entre as noites de sexta-feira e sábado. As ações de varredura e blitze da PM se espalharam pela cidade, em especial, nos bairros Boehmerwald, Jardim Paraíso e Morro do Meio, palco de três mortes possivelmente ligadas ao tráfico de drogas. Os assassinatos foram, inclusive, o desencadeador da operação.

Continua depois da publicidade

Ao todo, 292 militares, com apoio de 72 viaturas e o Helicóptero da PM, realizaram 27 barreiras policiais, com 517 abordagens de pessoas, 377 abordagens veiculares e seis bares vistoriados. As ações resultaram em nove automóveis e três CNHs apreendidas, além de encontrada pequena quantidade de maconha (0,5g).

— Das cinco horas da tarde às três da madrugada de hoje (segunda-feira)não tivemos nenhuma ocorrência de destaque, deu uma parada geral. Resultado do reforço de 55 viaturas e quase 300 policiais de Itajaí, Balneário Camboriú, Mafra, Canoinhas e Florianópolis — destaca o coronel Dirceu Neundorf, comandante da 5ª RPM.

Segundo ele, apesar de não ter ocorrido prisões, nem grandes apreensões, a ação foi assertiva porque uma operação dessa envergadura reforça a presença do efetivo policial e reflete em mais segurança para a sociedade. “Os próprios marginais eles ficam escondidos, pois sabem que vão ser presos, se passarem em uma blitze ou cometerem algum tipo de delito”, sugere.

A operação Adsumus, palavra de origem latim que significa 'estamos presentes', foi uma resposta rápida do comando da PM estadual diante da alta de zero para cinco homicídios em cerca de 30 horas na cidade. Além de policiais militares de ronda e do Tático participaram da ação agentes do BOPE e da Tropa de Choque da Capital.

Continua depois da publicidade

Às 14 horas de domingo uma reunião definiu os pontos de ação, que considerou não só os bairros de Joinville, mas as praias de Barra Velha, Itapoá, Barra do Sul e São Francisco do Sul. Às 17 horas as equipes deram início a operação, partindo do Centreventos Cau Hansen para as áreas determinadas, onde permaneceram em diligências até às três da madrugada.

Relembre caso a caso:

​Primeira vítima: Thiago Henrique Elias da Silva, 24 anos, morto a tiros no Jardim Iririú​

​Segunda vítima: Tiago Stegemann, 21, morto a tiros no Morro do Meio​

​Terceira vítima: Andreia Messias da Luz, 41, vítima de feminicídio no Boehmerwald​

Quarta vítima: Murilo José Coelho, 39, morto durante briga de trânsito no Vila Nova​

​Quinta vítima: Douglas Marcelo Nascimento, 23, morto com tiro na cabeça no Jardim Paraíso​