Em menos de 10 dias três presos do regime semi-aberto da Penitenciária Agrícola de Chapecó não retornaram para a Unidade Prisional após a prestação de serviços. Elias Rodrigues Portes, 19 anos, fugiu na manhã desta sexta-feira, Cristiano Telam, 26 anos, na segunda-feira, dia 5, e Fábio dos Santos Buenos, no dia 1º de novembro. A Polícia Militar iniciou as buscas e, caso alguém tenha alguma informação que possa ajudar na recaptura, pode ligar para o telefone 190. Não é preciso se identificar para fazer a denúncia.

Continua depois da publicidade

De acordo com o chefe de segurança e disciplina da Penitenciária Agrícola de Chapecó, André Paulo de Oliveira, cerca de 400 presos estão no regime semi-aberto e trabalham fora durante o dia. Destes, 50 trabalham na construção civil. Os demais atuam em frigoríficos da cidade, em plantações e na limpeza de ruas de Chapecó.

Os presos no semi-aberto têm direito a dispensa judicial de 7 dias a cada 45 dias presos.

– Eles ficam em casa e depois retornam para a Penitenciária – disse André.

Continua depois da publicidade

O chefe disse ainda que neste período, entre os meses de novembro e dezembro, aumenta o número de evasões.

– Alguns fogem porque não conseguem liberação para visitar a família, ainda mais quando se aproximam das datas comemorativas – destacou André.

Após a recaptura os evadidos respondem por indisciplina e começam a cumprir a pena novamente. Estão presos na Penitenciária de Chapecó 1030 detentos e a lotação é para 600 condenados.

Continua depois da publicidade