A Polícia Civil prendeu sábado duas mulheres, uma de 19 e outra de 21 anos, tentando entrar no Presídio Masculino do Complexo Penitenciário da Canhanduba, em Itajaí, com 24 porções de maconha. A droga havia sido colocada dentro de um preservativo masculino, que foi introduzido no órgão genital de uma delas.
Continua depois da publicidade
O flagrante foi feito pela Delegacia de Combate às Drogas (Decod), de Florianópolis, com apoio Departamento Administrativo Prisional (Deap), após denúncia anônima. As duas vieram da Capital, de onde foram monitoradas até entrar no complexo.
O delegado Antônio Cláudio de Seixas Joca, responsável pela Decod, conta que, assim que foram abordadas por uma policial feminina, as mulheres confessaram que estariam levando as drogas.
– Uma preparou e a outra transportava. Durante a visita íntima a droga seria repassada e o detento retiraria as porções de dentro do preservativo e as engoliria. Depois ele provocaria o vômito para expelir a droga de seu estômago – explicou o delegado.
Continua depois da publicidade
As duas foram encaminhadas para a Central de Plantão Policial de Itajaí e, posteriormente, ao Presídio Feminino de Itajaí. Segundo o delegado, elas responderão por tráfico de drogas e associação ao tráfico. A pena deve ainda ser agravada pelo fato de a ação ocorrer dentro de um estabelecimento prisional.
A polícia ainda não sabe se a droga seria repassada aos demais detentos ou se seria para uso pessoal dos companheiros das duas mulheres, membros de uma facção criminosa, ligada ao tráfico de drogas no Estado, segundo o delegado. A Decod investiga ainda se o esquema envolve outros detentos.