Cerca de 10 horas após o arrombamento de um caixa eletrônico com uso de maçarico, em Teutônia, no sábado, a Polícia Civil prendeu três suspeitos em Porto Alegre. Jhonatas Coutinho, 28 anos, Éverton Potter, 26 anos, e Alex Correa, 19 anos, foram capturados em uma casa da Rua Modesto Franco, no bairro Passo da Pedras, zona norte da Capital.

Continua depois da publicidade

O trio é de Joinville (SC), cidade que “exporta” arrombadores de banco para todo o país, pois foi sede de uma fábrica de caixas eletrônicos, da qual ex-funcionários repassariam técnicas de abertura dos terminais.

Assaltantes voltam a atacar bancos e assustam cidades no Interior

Leia as últimas notícias sobre segurança no Diário Catarinense

Continua depois da publicidade

Com eles, a polícia apreendeu um Uno com placa de Joinville, um Gol com placa de Florianópolis, maçarico, ferramentas, cartões bancários em nome de terceiros – a polícia desconfia que os criminosos depositam o dinheiro furtado por meio de envelopes em contas dessas pessoas – e roupas – que serão comparadas a trajes usados por ladrões em outros ataques. Em depoimento, os três negaram envolvimento no crime. O dinheiro, levado de uma agência do Banco do Brasil, não foi encontrado.

As prisões ocorreram em parceria entre policiais gaúchos e catarinenses. Os suspeitos teriam viajado para Porto Alegre na sexta-feira com o objetivo de atacar bancos. Conforme o delegado Joel Wagner, eles foram recebidos por moradores da Capital que seriam responsáveis pela logística.

– Acreditamos que as prisões evitaram outros dois ataques no Vale do Taquari – afirma Wagner.

Continua depois da publicidade

Leia as últimas notícias do Diário Catarinense

Segundo o delegado, Coutinho já tinha sido preso em flagrante em maio de 2011, em Rio Pardo, ao arrombar uma agência do Banrisul. Ele também é suspeito de furto em caixas eletrônicos em Ivoti, em março, e em Guaíba, em abril. Coutinho também tem contra si uma ordem de prisão por arrombamento a banco em Jales (SP), ocorrido em julho de 2013. No domingo à tarde, também em Teutônia, ocorreu um novo arrombamento a banco, desta vez, ao Banrisul.

– Estamos investigando se há ligação entre os dois casos. Tudo indica se tratar de uma nova quadrilha. Não é comum ataques tão próximos em uma mesma cidade – afirmou o delegado.

No dia 1º de maio, três catarinenses de Joinville, suspeitos de 20 arrombamentos a caixas eletrônicos foram presos em flagrante em Passo do Sobrado.

Continua depois da publicidade