A Polícia Civil está ouvindo as testemunhas do caso envolvendo uma live com aglomeração de pessoas no último dia 24 na Estância Três Coxilhas, em Barra Velha. Imagens que circularam pelas redes sociais mostraram pessoas dançando, bebendo e acompanhando a apresentação de uma banda. Entre elas, estava o prefeito Valter Zimmermann.
Continua depois da publicidade
> Em site especial, saiba tudo sobre o coronavírus
Segundo o delegado Procópio Batista Silveira Neto, responsável pela investigação, quatro pessoas foram ouvidas desde a semana passada. Serão cerca de 20 testemunhas, incluindo pessoas de outros Estados que precisarão ser ouvidas via carta precatória, processo mais demorado.
Logo após o ocorrido, em 24 de maio, a Polícia Civil juntou os vídeos e passou a identificar os participantes e responsáveis para que pudessem ser ouvidos. Segundo o delegado, a estância onde acontecia a live não tinha a autorização para realizar o evento. Por se tratar de um evento público com consumo de bebidas alcoólicas, Procópio afirma que a Polícia Civil precisaria ter autorizado previamente.
Leia também: Justiça suspende atividades de três lares de idosos em Barra Velha
Continua depois da publicidade
Na análise do delegado, inicialmente foram cometidos os delitos de desobediência da estância em fazer o evento sem autorização e o descumprimento das normas de saúde que proíbem eventos com aglomeração por causa da pandemia do coronavírus.
O prefeito Valter Zimmermann confirmou que foi ao local para um almoço após ser convidado por um empresário. Ao ser questionado se havia quebrado as regras de quarentena por causa do coronavírus, disse que não viu nada de errado e que usava máscara. Segundo ele, o único momento em que retirou a máscara foi o que aparece no vídeo.
Já o administrador da Estância Três Coxilhas, Darlei Hess, afirmou que apenas cedeu o espaço para realização da live. Ele disse que foi embora logo após o encerramento da transmissão e a banda permaneceu no local. Darlei garante que não viu o que aconteceu depois da saída da estância. Ele ainda acredita que o vídeo que circula nas redes sociais teria sido após a live porque o cenário se parece o mesmo.
Procurado no dia seguinte ao ocorrido, o administrador da Estância Três Coxilhas informou que estava em viagem fora de Santa Catarina, mas caso fosse necessário ia se inteirar a respeito da falta de autorização para a realização do evento.
Continua depois da publicidade