A Polícia Civil notificou 23 agências bancárias, correspondentes, lotéricas e cooperativas de crédito em Xaxim, Entre Rios, Lajeado Grande e Marema, nesta sexta-feira. A ação foi coordenada pelos delegados Fernando Callfass e Gustavo Oliveira Altemar.

Continua depois da publicidade

O motivo é que os estabelecimentos não estavam cumprindo a determinação da portaria 192 da Secretaria de Saúde do Estado, que autorizou o retorno destes serviços desde que fossem tomadas algumas medidas de segurança contra a contaminação do coronavírus. Entre elas o controle de ingresso nos locais somente em número proporcional aos atendentes, para evitar aglomerações no interior dos estabelecimentos, marcação de distância mínima de 1,5 metros entre os clientes, organização de filas que mantenham essa distância mesmo no lado externo, uso de máscaras pelos funcionários e higienização constante dos equipamentos.

O Ministério Público preconiza que a Polícia Civil fiscalize o cumprimento da portaria.

De acordo com o delegado Fernando Calfass os estabelecimentos têm até segunda-feira para regularizar a situação, senão serão interditados.

Continua depois da publicidade

> ​Em site especial, leia mais sobre o coronavírus