A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) irá mobilizar 90% do seu efetivo no trabalho de acompanhamento das eleições municipais. Cerca de 10 mil policiais estarão nas ruas durante a votação no domingo (15). Além dos crimes eleitorais, as regras de segurança sanitária também serão observadas pelos agentes públicos em ano de pandemia.

Continua depois da publicidade

> Santa Catarina não terá lei seca no dia das Eleições 2020

— Precisamos que as medidas sanitárias sejam controladas para maior segurança ao evento. O eleitor deve estar de máscara, se não ele não terá acesso ao local de votação. Ele não deve permanecer e aglomerar nos locais. O eleitor deve fazer o voto e retornar para a sua casa — pontua o comandante-geral da PMSC, coronel Dionei Tonet.

Ouça a entrevista com o comandante-geral da Polícia Militar de SC:

De acordo com a PMSC, algumas das ocorrências mais comuns durante as eleições são desentendimento entre cabos eleitorais, tumulto nas imediações dos locais de votação e a chamada “boca de urna”. Outra situação recorrente é o derrame de material de propaganda nas ruas na véspera ou no dia da votação.

Continua depois da publicidade

> Eleições 2020: Como o coronavírus mudou o corpo a corpo da campanha em Florianópolis

— Cada cidade tem um comportamento diferente, às vezes até bairro. A boca de urna e as brigas são as mais frequentes. Estas brigas acabam sendo maiores nas cidades menores, onde cada voto vale ainda mais do que nas cidades grandes. A disputa é ainda mais ferrenha e por vezes ocorre violência — analisa o coronel Tonet.

O primeiro turno das eleições municipais de 2020 será realizado neste domingo (15). Em Florianópolis, Joinville e Blumenau a data do possível segundo turno é 29 de novembro. O horário de votação, ampliado por conta da pandemia, vai das 7h às 17h. O horário entre 7h e 10h é preferencial para pessoas acima de 60 anos.

> Esteja preparado para votar nas eleições municipais de 2020