A Polícia Militar de São Bento do Sul, no planalto Norte de Santa Catarina, flagrou um evento que é considerado crime ambiental ocorrendo em uma propriedade rural da localidade Rio Antinha. No local, havia 64 pessoas de São Bento do Sul e de outras cidades da região e de outros estados. Uma operação policial foi montada e ocorreu no meio do evento, no sábado, 28. Apesar de a chácara estar em local isolado, havia pelo menos 30 veículos estacionados no lado de fora do galpão onde ocorria uma rinha de galos.
Continua depois da publicidade
Segundo informações da Polícia Militar, era possível escutar, do lado de fora, os animais agonizando durante a disputa. Durante a abordagem policial, algumas pessoas tentaram fugir
e foram contidas. Os participantes foram submetidos a busca pessoal e identificados. No total, havia 68 pessoas e foi dada voz de prisão para 64 delas. Posteriormente, foi ofertado o benefício previsto na lei 9099/95 e, após aceito, eles assinaram Termo Circunstanciado. Todos responderão pelo crime de maus tratos de animais.
A operação contou com a participação da Polícia Militar Ambiental. Foram apreendidas 50 aves, sendo que duas delas eram silvestres. Um dos animais estava morto dentro de uma gaiola após uma luta na rinha, e outros animais estavam machucados e sangrando. A PM informou que o local onde ocorria o evento e sua organização eram bem estruturados, o que demonstra que o evento era realizado com frequência.
O galpão possuía duas arenas, com arquibancadas e banco para a plateia, além de placar, cronômetro, tabela, bancas de aposta, entre outros equipamentos. O proprietário do galpão foi notificado, assim como os proprietários das aves.
Continua depois da publicidade