Uma iniciativa para aumentar a segurança de bairros da área central, Zona Oeste e Leste de Joinville, começou a ser discutida na noite desta segunda-feira no 8º Batalhão de Polícia Militar. Integrantes de Conselhos de Segurança, de associações de moradores de bairros, da Prefeitura, além de oficiais da PM, participaram da reunião para definir as ações das novas bases policiais que serão instaladas na cidade. A expectativa da PM é criar pontos estratégicos em oito bairros.

Continua depois da publicidade

Nesta primeira discussão, mais de 40 pessoas participaram do encontro. Segundo o comandante do 8º BPM, tenente-coronel Eduardo Luiz do Valles, as conversas com a Prefeitura já foram iniciadas.

– Basicamente, pedimos para que as bases sejam instaladas em praças públicas. Podemos discutir ainda outros locais. Mas precisam ser pontos estratégicos nestes bairros -, explicou o comandante.

As bases ainda devem servir para o monitoramento de novas câmeras que serão instaladas em Joinville.

Continua depois da publicidade

– Em uma contrapartida entre o Governo do Estado e Município, serão instaladas 100 câmeras de monitoramento. Nossa proposta é descentralizar o monitoramento para estas bases. Os policiais que farão este serviço poderão garantir uma cobertura muito maior do que está acontecendo -, enfatizou Valles.

Junto da implantação das bases, a PM pretende estimular os moradores dos bairros a criar CONSEGs nas comunidades.

Os bairros que podem ser contemplados com novas bases policiais:

Costa e Silva

Vila Nova

América

Iririú

Jardim Iririú

Boa Vista

Bom Retiro

Centro.