No último domingo (12/8), Dia dos Pais, em ação da Justiça e Cidadania, 476 presos foram liberados em Santa Catarina. Segundo a Polícia Militar (PM), deste total, apenas 38% dos presos foram localizados no endereço fornecido.

Continua depois da publicidade

A fiscalização é feita pela PM para que haja um controle dos liberados. Segundo o comandante geral da PM, coronel Araújo Gomes, o final de semana do Dia dos Pais foi a data comemorativa mais violenta dos últimos cinco anos. Fato, para ele, diretamente ligado às grandes liberações temporárias de presos.

– Eles voltam para suas casas e acabam cometendo crimes, e/ou se envolvendo em episódios de violência. Não exatamente para a nossa surpresa, cerca de seis em cada 10 presos fiscalizados não se encontravam no endereço que haviam fornecido à Justiça – disse Araújo Gomes, em entrevista ao Notícia da Manhã desta segunda-feira, 13.

A partir da fiscalização, os dados são fornecidos ao juízo. A quebra da confiança pode gerar regressão do regime ou a negativa de concessão deste benefício novamente no futuro.

Ouça a entrevista completa com o comandante geral da PM, Araújo Gomes

Continua depois da publicidade