Após deflagrar a Operação Adsumus, às 18h de sexta-feira (16) e entrar a madrugada deste sábado com a ação, a Polícia Militar (PM) apresentou o balanço do trabalho realizado em Florianópolis e Palhoça. Esta foi a quarta edição da operação batizada com esse nome em referência ao termo que significa, em latim, “estamos presentes” e visa estancar os indicadores de criminalidades na região metropolitana da Capital.

Continua depois da publicidade

Efetivos de dois comandos regionais (deslocados das regiões de Polícia Militar sediadas em Florianópolis e São José) e CAEPM (Bope, Choque e Rocam), foram somados ao efetivo local e reunidos em frente ao Quartel do Comando Geral, no centro de Florianópolis, de onde foi deflagrada a ação simultânea que atuou em 20 pontos da Capital e Palhoça.

Nas diversas abordagens e diligências, foram apreendidas ao todo 118 gramas de maconha, um frasco de lança perfume, 10 munições, uma pistola 9mm e 26 veículos, bem como efetuadas prisões/apreensões de seis pessoas. Os veículos apreendidos estavam na maioria com problemas de documentação e também houve registros de motoristas com sinais de embriaguez ao volante.

De acordo com o coronel Araújo Gomes, comandante da Polícia Militar de Santa Catarina, que falou às tropas antes de deixarem o quartel, afirmou que a intenção das operações Adsumus é fazer a polícia estar presente nas ruas para que a população sinta-se segura. Além disso, a ostensividade das ações objetiva reduzir índices de criminalidade e já foi realizada também nas regiões de Joinville, norte do Estado, e Itajaí, litoral centro-norte.

Continua depois da publicidade

Confira os números da Operação

Efetivo empregado: 183

Viaturas: 51

Abordagens Veículos: 91

Pessoas: 324

Prisões/Apreensões Pessoas: 6

Veículos: 26 (4 apreendidos, 3 recuperados, 16 notificações, 3 CNH recolhidas)

Drogas: 118g de Maconha e 01 frasco de Lança Perfume

Armas: 01

Munições: 10