A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio da Polícia Militar Ambiental (PMA), realizou na quarta-feira (10), a formatura dos 27 novos Protetores Ambientais (Proa) Crianças em Urupema. A solenidade aconteceu no Centro de Eventos Rubens Luiz Pagani e contou com a participação de autoridades locais, familiares dos formandos e do Capitão PM Jardel da Silva, comandante da Polícia Militar Ambiental de Lages, da Cabo Katiane Wiggers de Melo e Cabo Priscila Schmidt Heinzen, Educadoras Ambientais das turmas.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
As Educadoras Ambientais explicam que o PROA é um programa destinado às crianças do Ensino Fundamental com objetivo de despertar o sentimento de que fazem parte da natureza, permitindo assim uma relação sustentável com o meio ambiente, estimulando ações conscientes de preservação e cuidado.
Mulher sai de casa para arrumar bomba d’água e é encontrada morta na Serra de SC
— Ninguém preserva o que não conhece. Partindo dessa premissa a Polícia Militar Ambiental busca, com a formação destas crianças de 9 a 10 anos, disseminar os comportamentos adequados para a preservação da vida em todas as suas nuances, contribuindo, assim, na formação da cidadania e auxiliando no seu desenvolvimento em uma sociedade plural, norteada pela sustentabilidade e pela busca de uma melhor qualidade de vida — ressalta a Cabo Katiane.
Continua depois da publicidade
Durante o curso realizado de 21 de fevereiro a 04 de abril, os formandos receberam aulas teóricas e práticas que envolveram conteúdo programático de currículo próprio, aprovado pelo Comandante do Comando de Policia Militar Ambiental e com aplicação em todo o Estado. Em foco a fauna, flora, água, pesca, agrotóxicos, poluição, lixo, queimadas, puma, polícia militar ambiental, unidades de conservação e programa protetor ambiental adolescente, entre outros conteúdos ambientais.
Santa Catarina terá ressaca, muita chuva e risco de ciclone nesta sexta-feira
Os novos Protetores Ambientais são estudantes da Escola Nucleada Municipal Cedro, da Escola Nucleada Municipal Bossoroca e da Escola de Educação Básica Manoel Pereira De Medeiros, e, agora, estão aptos a realizar atividades de proteção ambiental na comunidade.
Durante a cerimônia, os alunos prestaram o compromisso de zelar por um meio ambiente sadio e ecologicamente equilibrado, garantindo um futuro de sustentabilidade ambiental para as futuras gerações.
O Proa Crianças é um programa da Polícia Militar de Santa Catarina desenvolvido pela PMA. Em Urupema, a Polícia Militar Ambiental contou com o apoio da Prefeitura Municipal e Sicoob Credisserra, entidades patrocinadoras do programa.
Continua depois da publicidade
Veja fotos da ação
Leia também
Veja quem pode se imunizar no Dia D de Vacinação contra a gripe em SC
Como votaram os deputados de SC sobre prisão de Chiquinho Brazão no caso Marielle