* A colunista Cinthia Raasch está de férias. Ela volta a escrever na edição do dia 24 de agosto.
Continua depois da publicidade
O 14º Batalhão de Polícia Militar está com inscrições abertas para curso de extensão de lideranças comunitárias, que tem por objetivo capacitar cidadãos para atuação junto aos conselhos comunitários de segurança (Consegs). As aulas serão realizadas de 18 a 25 de agosto, das 18 horas às 22h30, no auditório do Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (Cejas), na rua Octaviano Lombardi, 100, no bairro Czerniewicz, ou pelo 14polcom@pm.sc.gov.br. Os conselhos têm como objetivo aproximar e integrar mais a polícia e a população, além de planejar a ação comunitária e avaliar os resultados; encaminhar coletivamente as denúncias; levar diretamente a autoridade superior as reivindicações e as queixas da comunidade; auxiliar no combate às causas da violência e da criminalidade; e desenvolver campanhas educativas visando a orientar a população.
População articulada
Na região do Vale do Itapocu, há conselhos comunitários de segurança ativos em Jaraguá do Sul, Guaramirim e Massaranduba. De acordo com o 1º-tenente Ruy Florêncio Teixeira Junior, coordenador de polícia comunitária do 14º Batalhão de Polícia Militar, em Schroeder e Corupá não existem conselhos em atividade regular, “pela desarticulação e esvaziamento das reuniões”.
Em Jaraguá do Sul, há seis grupos organizados: Ilha da Figueira-Águas Claras-Boa Vista; Vieira-Centenário-João Pessoa; Rau-Estrada Nova-Três Rios do Sul-Água Verde-Chico de Paulo; Jaraguá Esquerdo-São Luis-Tifa Martins-Nereu Ramos-Ribeirão Cavalo-Braço Ribeirão Cavalo-Tifa Monos; e Barra do Rio Molha-Rio Molha-Vila Nova.
Continua depois da publicidade
– Dentro dos conselhos, os cidadãos deixam de ser coadjuvantes e passam a ser protagonistas, apresentando sugestões, críticas e informações valiosas e determinantes para a garantia da segurança e da ordem públicas, colaborando com a atuação da Polícia Militar – acredita o 1º-tenente.
Leia as últimas notícias de Jaraguá do Sul e região.
Confira outras colunas de Cinthia Raasch.
Roteiro acadêmico
Alunos de outras cidades do Estado poderão conferir o documentário “Vale Tombado – Onde a História e a Memória se Encontram”, da produtora de cinema jaraguaense Escritório de Cinema. O filme, que retrata pontos de vista sobre o tombamento histórico nos bairros Rio da Luz e Testo Alto, em Jaraguá do Sul e Pomerode, vai abrir a Semana do Patrimônio Cultural da Udesc, em Florianópolis. A exibição e o debate com o diretor do documentário, Carlos Daniel Reichel, ocorrerão no dia 15 de agosto, a partir das 14 horas. Também haverá exibição do curta-metragem “Vovô Emílio e o Caminho do Peabiru”, que conta uma parte da história de Jaraguá do Sul. Em Laguna, o filme será exibido no Cine Teatro Mussi. A sessão está agendada para o dia 18 de agosto.
Simulado
O TRE/SC realizou mais uma etapa do simulado nacional para as eleições de 2016. Este é o último que testará as urnas para o próximo pleito. No total, 340 urnas foram testadas por cerca de cem servidores na sede do tribunal e nas mais de 60 zonas eleitorais participantes. Jaraguá do Sul foi uma das cidades participantes, assim como Florianópolis, Criciúma e Painel. Todos os modelos de urnas que serão utilizadas pelo TRE-SC nas eleições estão sendo testados. No total, 20.244 urnas serão utilizadas nas próximas eleições em Santa Catarina. Até o momento, 2.400 urnas já foram enviadas pelo TSE para o TRE/SC, que aguarda mais 2.500 urnas.