A polícia legislativa usou, na tarde desta terça-feira, gás de pimenta na tentativa de dispersar manifestantes que tentaram entrar na Câmara dos Deputados. Segundo os seguranças, os estudantes estavam forçando a entrada com paus e pedras. Os estudantes negam que tenham usado violência e dizem que apenas queriam entrar para acompanhar a votação da redução da maioridade penal, que deve acontecer ainda nesta terça-feira.

Continua depois da publicidade

Veja quais são as interrogações na proposta da maioridade penal

O que jovens da Fase pensam sobre a redução da maioridade penal

O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), que estava conversando com o grupo de estudantes, foi atingido e reclamou da postura do que chamou de “homens do Cunha”.

– Isso é uma loucura. Isso é culpa de Eduardo Cunha, porque ele não deveria radicalizar desta maneira. Se ele permitisse que a galeria fosse ocupada por 50% das pessoas a favor (da maioridade) e 50% contra, isso não estaria acontecendo – disse.

Continua depois da publicidade

Questão da maioridade penal é suprapartidária, diz Temer

Ministro da Justiça diz que redução da maioridade seria “catastrófica” para o sistema prisional

Para o deputado, Cunha priorizou as bancadas favoráveis à redução.

– Com isso, ele gerou esse tipo de conflito – completou.

Habeas corpus e senhas

Cunha respondeu aos deputados que defendem a entrada dos estudantes que “quem tem senha vai entrar”. Alguns estudantes estão com habeas corpus do Supremo Tribunal Federal (STF) que permitiam o acesso à votação. O presidente da Câmara negou que esteja desrespeitando uma ordem da Justiça e disse que, na decisão da ministra Carmem Lúcia, havia a ressalva de garantia da ordem na Casa.

Falta de condições das cadeias não pode impedir menor de ser preso, diz Cunha

Carolina Bahia: um pouco de bom senso

– A ordem está muito clara. Li bem a que recebi, pode ter outras que não tenha recebido, mas a que recebi tem que ser de acordo com a garantia da ordem. E eu estou garantindo a ordem – afirmou.

Segundo o diretor de comunicação da UNE, o estudante Matheus Weber, de 20 anos, Cunha está tentando com essa “manobra” deixar o plenário com a maioria de manifestantes a favor da redução.

Continua depois da publicidade

Com cruzes em frente à Fase, ONG faz protesto contra redução da maioridade penal

Dez jovens de 16 e 17 anos são mortos por dia no Brasil

– Ele deu 200 senhas, no plenário cabem 300 pessoas e somos apenas 60. Não tem por que ele deixar a gente de fora – afirmou.

Confira as manifestações em dos acessos do Salão Verde do Congresso:

PM ameaça manifestantes com arma depois de furar bloqueio em protesto

Maioria dos brasileiros apoiam redução maioridade penal, diz pesquisa da Datafolha

*Estadão Conteúdo