A Polícia Civil abriu inquérito para investigar possível caso de negligência médica em Cruz Alta. O relato da mãe de um menino de quatro meses é de que foi mal atendida no posto médico, ao buscar atendimento para o bebê, que apresentava diarréia e vômito. Um médico ministrou a consulta na terça-feira e mandou a criança pra casa, receitando alguns remédios para infecção no ouvido. O bebê morreu na quarta-feira. Os nomes dele e da mãe não foram fornecidos pelas autoridades.

Continua depois da publicidade

O atendimento foi prestado pelo posto de Estratégia de Saúde da Família (ESF) Vila Nova. Conforme a mãe do menino doente, o médico apenas olhou o beb~e, não verificou sinais vitais e disse que ele tinha problema no ouvido. Receitou três remédios e teria sido grosseiro, segundo queixa dela.

A mãe comprou os medicamentos e chegou a marcar uma consulta para o dia seguinte no Centro de Saúde da Mulher. Levou o menino pra casa e por volta das 5h30 da manhã de quarta-feira, a criança passou mal, ficou pálida. Uma tia socorreu o bebê, que foi levado ao hospital São Vicente de Paulo (Cruz Alta), onde já chegou sem vida.

O caso está com o delegado Josuel Muniz, que abriu inquérito sobre possível negligência. Ele já ouviu a mãe do bebê e pediu laudo de necropsia da vítima. O policial pretende ouvir o médico e funcionários do posto de saúde a partir de segunda feita. Será pedido também parecer do Departamento Médico Legal (DML) e do Conselho Regional de Medicina (Cremers) sobre possíveis causas da morte da criança.

— Espero que em até 30 dias a gente tenha esse caso resolvido — estima o delegado.

Continua depois da publicidade