Excesso de velocidade em um trecho perigoso é uma das hipóteses investigadas pela polícia para explicar o acidente que matou seis pessoas e deixou outros sete feridos, no km 8 da ERS-404, em Rondinha.

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Polícia identifica as seis vítimas do acidente na ERS-404

Dois feridos são transferidos de hospital

O local onde uma carreta invadiu a pista contrária e tombou, atingindo frontalmente um ônibus que transportava trabalhadores da transportadora Expresso São Miguel, é conhecida entre moradores como “curva da morte”.

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– Pela visualização do local, pelos vestígios deixados na pista, se aponta que o caminhão, que estava indo na direção de Sarandi para Rondinha, com excesso de velocidade, deve ter perdido o controle logo após a curva – afirmou o delegado Edson Tadeu Cezimbra, responsável pelo inquérito.

O motorista do caminhão, Gelson Guilherme Dallastra, prestará depoimento nas próximas horas. Informalmente, ele contou aos policiais ter partido de São Luiz Gonzaga às 15h30min de quinta-feira e feito duas paradas no caminho – uma em Ijuí e outra em Sarandi. Carregado com uma carga de linguiça toscana, tinha como destino Belém do Pará.

O tacógrafo do caminhão não foi encontrado no local durante a madrugada – e teria sido recolhido pelo dono do caminhão, que teria encontrado o disco caído. Para descobrir em que velocidade o caminhão trafegava, o delegado responsável pretende solicitar cópias do monitoramento realizado pela empresa de GPS que acompanhava o caminhão, com placas de Chapecó.

As características da rodovia, que tem pista simples, sem acostamento, também contribuem para a insegurança no trecho. Em 15 dias, este é o terceiro acidente registrado na mesma curva. Segundo o sargento Ailton Pompeo da Silva, comandante do grupo rodoviário de Palmeira das Missões, que compareceu ao local para auxiliar no levantamento do acidente e no socorro às vítimas.

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O prefeito de Rondinha, Ezequiel Pasquetti, diz que a reivindicação por mais segurança na rodovia é um antigo clamor da cidade. Um antigo pardal situado no trecho estaria sem funcionar há mais de três anos.

– Ali sempre ocorrem muitos acidentes, mas nunca nada tão grave. Para um município de 5,5 mil habitantes como o nosso, isso é uma tragédia. Guardadas as devidas proporções, o que aconteceu para nós é semelhante ao que aconteceu em Santa Maria – disse Pasquetti, que às 7h vai realizar uma reunião com o secretariado para discutir providências de suporte às famílias.

Consternadas, as famílias passaram a madrugada fazendo o reconhecimento dos corpos na rodovia. A última das seis vítimas, o motorista do ônibus, Vanderlei Goppinger, 40 anos, só foi retirada do veículo às 5h, mais de sete horas depois do horário do acidente.

Segundo a polícia, todas as vítimas eram de Rondinha. Também tinham em comum a juventude: a maioria tinha entre 20 e 30 anos. Os corpos estão sendo encaminhados ao Departamento Médico Legal de Passo Fundo.

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Vítimas fatais:

Gregui Alberto Finato

Fernando Braga

Moises Juriati

Vanderlei Goppinger

Rober de Bona

Gefferson Bertuol

Feridos (em hospitais da região)

Alexsandro Dalmas

Jogles Bernardi

Maurício Diego Carlot

Luciano Luís Banaletti

Dionatan Pilonetto

Marcos Romani

Rafael de Bona

Confira GALERIA DE FOTOS:

Outros casos

Tragédias no trânsito que marcaram a história recente:

Fevereiro de 2008 Cinco pessoas da mesma família morreram em um acidente em Lajeado: três adultos e duas crianças. Eles estavam em um Monza que colidiu de frente contra um caminhão no km 342,2 da BR-386.

Julho de 2008 Uma colisão entre um ônibus e um caminhão matou 13 pessoas no km 371,5 da rodovia da BR-386, no município de Fazenda Vilanova, no Vale do Taquari. O desastre também feriu 20 dos 35 passageiros do ônibus.

Janeiro de 2009 – O ônibus que retornava de Santa Cruz do Sul para Pelotas com a delegação do Brasil de Pelotas caiu em um barranco na alça de acesso à BR-392, em Canguçu. Três jogadores morreram e outras 28 pessoas ficaram feridas. A tragédia causou comoção nacional.

Março de 2009 Um grupo de gaúchos que cruzava o Estado em busca de atendimento médico teve a viagem interrompida. O desastre ocorrido na RSC-287, em Venâncio Aires, resultou em oito mortos quando o micro-ônibus em que viajavam se envolveu em uma sequência de batidas com três caminhões.

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Novembro de 2009 – Após colidirem, dois caminhões e um automóvel se incendiaram, matando cinco pessoas e ferindo três na RSC-153, em Ernestina. Em um carro, dois amigos voltavam de uma festa quando se envolveram no acidente com um caminhão que levava instrumentos musicais e com outro carregado de agrotóxico.

Março de 2011 Um grupo de bolão de Santo Cristo viajava em direção ao Paraná quando, no meio do caminho, o ônibus que transportava 44 passageiros se chocou com um caminhão carregado de madeira, na BR-282, em Descanso (SC). Foram 27 vítimas da equipe.

Dezembro de 2011 Um acidente no km 457 da BR-290, em Rosário do Sul, matou um casal e três filhos – duas crianças e um jovem -, todos argentinos de uma mesma família. A Zafira com seis pessoas colidiu com um ônibus que ia de São Gabriel a Santana do Livramento.

Novembro de 2012 Um acidente na BR-386, no norte gaúcho, dilacerou três famílias. O choque entre um Civic e uma caminhonete S10 provocou a morte de sete pessoas, entre as quais uma família inteira de Novo Hamburgo com pai, mãe, um filho e uma filha de dois meses de idade.

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