O suspeito de planejar o assalto a banco em Apiúna na última terça-feira (17) já foi identificado pela Polícia Civil e é considerado foragido pela Justiça desde a noite da última quinta-feira (19), quando foi expedido o mandado de prisão contra ele.

Continua depois da publicidade

Thuan Machado Oliveira, de acordo com o delegado Ronnie Esteves, responsável pela investigação do crime, planejou na própria casa, com ajuda dos outros envolvidos, a ação criminosa que ocorreu no Bradesco e assustou a pequena cidade do Médio Vale do Itajaí.

— As reuniões para a execução do crime foram realizadas na residência dele — resume o delegado Ronnie.

Ainda conforme os investigadores, Thuan não é tratado apenas como o "cabeça" do assalto, como também é considerado um dos responsáveis por outro crime ocorrido em Apiúna, quando criminosos explodiram caixas eletrônicos de uma agência da Sicoob, no dia 13 de outubro.

Qualquer informação sobre o paradeiro do suspeito pode ser repassada às polícias Civil e Militar pelos telefones 181 e 190.

Continua depois da publicidade

­
(Foto: Polícia Civil, Divulgação)

Relembre o caso

Por volta das 15h de terça-feira (17), criminosos fortemente armados assaltaram uma agência do Bradesco em Apiúna.

Os assaltantes fizeram reféns e chegaram a efetuar disparos durante a ação. Um policial chegou a ser atingido, foi encaminhado a uma unidade de saúde, mas passa bem. Os bandidos fugiram em direção à localidade do Ribeirão Carvalho, a cerca de nove quilômetros do Centro da cidade.

Nessa região a polícia conseguiu capturar o primeiro suspeito, além de diversos objetos utilizados no crime. Logo em seguida os investigadores chegaram a uma outra residência, ainda em Apiúna, onde estavam R$ 208 mil em espécie e cinco gavetas de caixas eletrônicos intactas – e com dinheiro dentro.

No início da tarde de quarta-feira (18), outras três pessoas foram presas. A suspeita da Polícia Civil é de que ao menos oito pessoas participaram do crime.

Continua depois da publicidade

Já na sexta-feira, mais prisões. Um bancário suspeito de ajudar no crime foi preso. Ele é funcionário da agência que foi assaltada e teria colaborado com os criminosos para o roubo antes e durante a ação. Também na manhã de sexta, outro suspeito de participar do crime foi morto em ação do Bope em uma área de mata às margens da BR-470.

Quinto caso em nove meses

O roubo a banco em Apiúna foi o quinto grande assalto do ano no Vale do Itajaí. Antes, as cidades de Blumenau (duas vezes, com o crime no Aeroporto Regional e também no Bradesco da Itoupava Central), Mirim Doce e Vidal Ramos (ambas no Alto Vale), já haviam sido alvo de criminosos. Na avaliação da Polícia Militar de Santa Catarina, três motivos levam os bandidos a escolherem o Vale para as ações. Clique aqui e confira.