A polícia grega prendeu por algumas horas cinco jornalistas britânicos e alemães que entraram à noite ilegalmente em dois complexos esportivos das Olimpíadas, informaram representantes dos Jogos de Atenas nesta quinta, dia 13.
Continua depois da publicidade
Eles explicaram que uma repórter e um fotógrafo do jornal inglês Times tentaram se aproximar do Estádio Olímpico depois de pularem uma cerca.
– Um guarda no local viu e os prendeu – disse o oficial da polícia. – Os dois jornalistas foram levados a uma delegacia para interrogatório e depois de algumas horas foram liberados – completou.
– Sim, fomos detidos na noite passada e ficamos algumas horas em uma delegacia de polícia – confirmou a repórter Laura Peek.
As autoridades disseram que três jornalistas alemães também foram detidos na quarta, no complexo de Hellenikon, o segundo maior depois do complexo do Estádio Olímpico. Eles foram liberados depois.
Continua depois da publicidade
Os jornalistas foram alertados para evitarem esse tipo de atitude porque as conseqüências podem ser duras.
– É um comportamento estranho porque eles poderiam ter recebido permissão para visitar todos os locais – disse o ministro da Ordem Pública, George Voulgarakis. – Eu diria aos jornalistas para lidarem com a segurança olímpica com seriedade, e não encarar isso apenas como uma oportunidade para uma história – comentou.
Os organizadores dos Jogos de Atenas tiveram que enfrentar uma série de matérias internacionais criticando seus planos de segurança, apesar do investimento de cerca de 1 bilhão de euros – quantia muitas vezes maior do que a gasta com a segurança em Sydney (2000).
As informações são da agência Reuters.