Policiais federais fazem manifestação na manhã desta terça-feira no Costão do Santinho, em Florianópolis, onde está acontecendo desde segunda-feira o Congresso Técnico da Fifa para debater a organização da Copa de 2014. O protesto deve se estender até o fim da tarde.
Continua depois da publicidade
Os profissionais reivindicam a aprovação da PEC 51, também chamada de PEC da Paz, que propõe alterações nas carreiras das polícias militar, civil e federal. Com isso, a PM deixaria de ser militar,estabelecendo o acesso a cargos de chefia por meio da meritocracia e não por concurso, o que hoje causa a distinção entre oficiais e praças.
Esta diferença entre cargos por concursos também se aplicaria à Polícia Civil. Outra bandeira dos manifestantes é a reorganização da carreira da Polícia Federal, possibilitando que cargos como agentes, escrivães e papiloscopistas, hoje consideradas de nível médio, fossem reconhecidos como funções especializadas, já que exigem formação superior para ingresso.
Os manifestantes foram impedidos de se aproximar do resort onde se desenvolvem as atividades do evento Fifa. O protesto acontece na última descida da entrada para a praia do Costão do Santinho, onde está instalada a última barreira da PM.
Continua depois da publicidade
Os policiais saíram da frente da sede da PF de ônibus, para realizar por volta das 11h panfletagem, protesto com faixas e bandeiras. Uma das faixas dizia que a PF quer independência do Governo nas investigações.
Policiais Federais pretendem garantir na Justiça o direito de se aproximar do local do evento
Aos policiais foi exigida uma distância de 700 metros do resort onde acontece o Congresso Técnico. O sindicato aguarda parecer do corpo de advogados da entidade sobre a possibilidade de conseguir na Justiça a garantia do direito de ir e vir em situações deste tipo.
– Qualquer cidadão pode entrar no resort hoje, menos os policiais federais desta manifestação. Vamos nos informar para não passarmos mais por constrangimentos deste tipo – explica o presidente do Sindicato dos Policiais Federais do Estado de SC, Joel Moraes Ferreira.
Continua depois da publicidade
Ferreira irá se encontrará com representante da Assembleia Legislativa na tarde desta terça-feira para buscar adesão às reivindicações da categoria. Segundo o presidente do sindicato, vários policiais federais trabalham na segurança pessoal de autoridades presentes no evento, mas aos manifestantes não é permitido aproximação do prédio onde acontece o workshop.