Uma operação realizada pela Polícia Federal na manhã desta sexta-feira (28) cumpre um mandado de busca e apreensão na residência de um vereador do município de Balneário Gaivota, na região Sul de Santa Catarina. O nome do vereador não foi divulgado pela PF.
Continua depois da publicidade
A ação, intitulada Voo da Gaivota, faz parte de uma investigação que apura o pagamento de aposentadoria especial para falsos pescadores, com o objetivo de combater fraudes contra a Previdência Social.
Inicialmente, teriam sido identificadas 22 aposentadorias passíveis de fraude conforme a Polícia Federal. A análise de documentos, computadores e outros materiais apreendidos na ação deve apontar o número total de pessoas envolvidas segundo a polícia.
De acordo com a Polícia Federal, um levantamento realizado pela Coordenação de Inteligência Previdenciária estimou que o prejuízo causado pelo pagamento indevido aos beneficiados identificados até o momento pode chegar a R$4,5 milhões.
Os suspeitos responderão pelo crime de estelionato previdenciário contínuo, que prevê penas que podem chegar a 10 anos de prisão.
Continua depois da publicidade