A Polícia Federal deflagrou uma operação na manhã desta quarta-feira para desarticular uma organização criminosa especializada na prática de crimes contra direitos autorais pela internet. Batizada de Barba Negra, a ação cumpriu dois mandados de prisão temporária. Outras cinco pessoas foram ouvidas pela PF em condução coercitiva. Também foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão.

Continua depois da publicidade

O grupo gerenciava o portal Mega Filmes HD, que oferece um acervo de 150 mil filmes, documentários, séries de TV e shows de forma pirata na internet. O site transmite programas antes mesmo das estreias oficiais.

Quadrilha de TV por assinatura pirata faturava R$ 500 mil por mês

Segundo a PF, o portal recebeu 60 milhões de visitas por mês no primeiro semestre deste ano – 85% de brasileiros e 15% de países como Portugal e Japão. Em uma das redes sociais, o site tem mais de 4,5 milhões de seguidores.

Com a ascensão do streaming, qual é o futuro da pirataria?

Continua depois da publicidade

A renda era obtida pela publicidade cobrada nas páginas eletrônicas. Foram bloqueadas as contas bancárias de sete suspeitos de gerenciar o site.

Piratas de um lado, tecnologia de outro: uma locadora a menos na Capital

Os investigados serão indiciados pela prática de crimes de constituição de organização criminosa, com pena de três a oito anos e multa e de violação de direitos autorais com pena de dois a quatro anos e multa.

Leia as últimas notícias