A Polícia Federal desmontou um esquema para confecção de carteiras de pesca e certificados de cursos falsificados. A operação deflagrada nesta segunda-feira teve como foco as cidades de Penha e Balneário Piçarras.

Continua depois da publicidade

Foram apreendidos materiais como carimbos e etiquetas, usados nas falsificações, além de certificados e cadernetas de inscrição e registro de trabalhadores marítimos. As apreensões ocorreram durante cumprimento de seis mandados de busca e apreensão, quatro em Penha e dois em Piçarras.

O esquema era comandado por uma quadrilha especializada nas falsificações. Nos últimos dois anos, segundo a PF, diversos inquéritos foram instaurados em Santa Catarina, Espírito Santo e Rio de Janeiro dando conta da mesma prática.

A investigação no Litoral Norte iniciou porque muitos desses supostos trabalhadores marítimos apontavam os falsificadores como moradores da região. As falsificações permitem que pessoas sem a devida formação e conhecimento na área se candidatem a cargos em empresas de pesca com altos salários.

Os investigados na operação desta segunda-feira, denominada Homem do mar, poderão ser indiciados por falsificação de documento público e formação de quadrilha. A PF não informou quantas pessoas são suspeitas.

Continua depois da publicidade