A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira a Operação Tabellarius, para desmantelar uma associação criminosa, com base em Joinville, especializada em prática de assaltos a mão armada contra agências dos Correios em várias cidades do Estado.
Continua depois da publicidade
Mais de cem policiais federais estão mobilizados para cumprimento de 16 mandados de busca e apreensão, além de 17 mandados de prisão, sendo dois deles referentes à apreensão de menores infratores, que também participaram de crimes. Os mandados foram expedidos pelo Juízo da 1ª Vara Federal Criminal de Joinville.
Leia mais notícias de Joinville e região no AN.com.br
Durante a investigação, foram realizadas nove prisões em flagrante. Os que já estão detidos serão, agora, responsabilizados por integrarem associação criminosa, de acordo com informações da Polícia federal.
Continua depois da publicidade
As investigações tiveram início no final de 2015, mas se intensificaram em março de 2016, depois de uma série de roubos, que ocorreram em um curto espaço de tempo, contra agências dos Correios do Norte do Estado, do Vale do Itajaí e até a região metropolitana da capital. Ao todo, foram elucidadas as autorias de cerca de 20 assaltos diferentes, onde foram subtraídos dos Correios mais de 600 mil reais em dinheiro.
Segundo a PF, o grupo tinha um modo de agir bastante padronizado e organizado. Após escolherem a agência alvo, um dia antes se dirigia ao local para ver as condições de segurança, rota de fuga e existência de cofre. Agia sempre em número de quatro ou cinco integrantes por assalto.
Dois deles entravam armados nas agências, rendiam todos os funcionários e clientes e obrigavam a abertura do cofre para a subtração do dinheiro e dos aparelhos de filmagem para evitar futuro reconhecimento. Depois, fugiam em um veículo previamente roubado, que era, logo em seguida, abandonado nas imediações da agência assaltada, sendo trocado por outro veículo, com documentação regular e com outro comparsa ao volante.
Continua depois da publicidade
O nome da Operação remete a um antigo funcionário do império romano encarregado de portar e entregar correspondências, o Tabellarius.