A Polícia Federal em Joinville cumpriu na manhã desta terça-feira um mandado de busca e apreensão de quatro HDs de computador e de um pendrive no bairro Boa Vista, na zona Leste, relacionado à Operação Glasnost, que investiga pedofilia e pornografia infantil em 11 Estados brasileiros e se estende aos Estados Unidos. Ninguém foi preso na cidade.

Continua depois da publicidade

Segundo nota da PF, os pedófilos utilizavam um site hospedado na Rússia para divulgar e trocar fotos de crianças, adolescentes e até bebês sendo abusados sexualmente.

A PF informou que entre os presos no País, estão pessoas de várias idades e profissões, incluindo um policial militar, um oficial da aeronáutica, vários professores e um chefe de grupo de escoteiros.

Três abusadores de menores também estão entre presos no País. Um deles abusava da própria filha, de cinco anos, e compartilhava as imagens na internet com outros pedófilos. Há ainda brasileiros que moram nos Estados Unidos sendo investigados, em colaboração do FBI.

Continua depois da publicidade

Cerca de 350 policiais federais estão mobilizados na operação nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Alagoas, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Bahia, Goiás e Distrito Federal.

O material apreendido em Joinville será periciado em Florianópolis e pode ajudar em novas investigações.