A Central de investigação do Continente (Cicon), em Florianópolis, cumpriu mandados de busca e apreensão na manhã desta terça-feira, na área onde três guardas municiais foram baleados. Pelo menos um adolescente foi apreendidos por meio de mandado judicial e sete adultos foram detidos em flagrante por tráfico de drogas, associação ao tráfico e corrupção de menores.
Continua depois da publicidade
Segundo a Polícia Civil, as investigações que já vinham ocorrendo na comunidade Morro da Caixa, no bairro Capoeiras, na região continental de Florianópolis, foram intensificadas após duas viaturas da Guarda Municipal terem sido alvos de disparos de arma de fogo, na última quinta-feira (02).
Segundo a Guarda Municipal, os disparos teriam iniciado na rua Ivo Silveira e teriam continuado após as viaturas usarem uma travessa do Morro da Caixa como suposto caminho de fuga até a marginal da Via Expressa. Os três agentes baleados estavam na viatura de trás. Eles foram internados em hospitais da Capital e sobreviveram ao atentado. Apenas o motorista saiu ileso. Os ocupantes da segunda viatura não ficaram feridos.
Conforme o delegado João Adolpho Fleury Castilho, responsável pela investigação, as primeiras informações dão conta de que os guardas foram alvos de tiros disparados por traficantes da região. Os servidores também teriam reagido aos disparos. O delegado pretende ouvir os servidores envolvidos na ocorrência assim que eles forem liberados dos procedimentos médicos.
Dois guardas foram liberados do hospital até o último sábado (3). O terceiro, e mais grave, que estava internado no Hospital Governador Celso Ramos, passou por cirurgia nesta segunda-feira (06) para remover um projétil que estava alojado no maxilar. Ele foi transferido nesta terça (07) para o Imperial Hospital de Caridade da Capital.
Continua depois da publicidade
— Temos algumas linhas de investigação. A princípio, eles estariam trabalhando, teriam passado pelo local e foram prontamente alvejados pelos traficantes.
Durante a operação na manhã desta terça, os policiais cumpriram cerca de 10 buscas domiciliares e apreenderam porções de drogas sintéticas, cocaína, valores e contabilidades do tráfico de drogas, celulares, binóculo e rádios comunicadores. A polícia afirma que já identificou alguns suspeitos que estariam envolvidos nos disparos contra as viaturas.