Em coletiva de imprensa nesta terça-feira, em Florianópolis, a Polícia Civil, por meio da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic), divulgou que 14 pessoas foram presas entre segunda e terça-feira na Operação Carga Pesada, que investiga quadrilhas especializadas em furtos, desvios e roubos de cargas no Estado.
Continua depois da publicidade
Do total de 15 mandados de prisões temporárias, 12 foram cumpridos. Outras duas prisões ocorreram em flagrante e três suspeitos estão foragidos. Dezenove mandados de busca e apreensão também foram cumpridos na segunda-feira.
A ação conta com o apoio de 70 policiais e ocorre nos municípios de Itajaí, Balneário Piçarras, Joinville, Araquari, Fazenda Rio Grande (PR) e Curitiba (PR). As investigações iniciaram há cerca de três meses e no período foram apreendidas seis cargas que somam mais de R$ 2 milhões.
Foram recuperadas cargas de carnes em Balneário Piçarras, cigarros sem registro da Anvisa em Joinville, acabamento importado para construção civil e estruturas metálicas em Araquari, além de vergalhões de aço em Curitiba e algodão in natura em Brusque. Na época, 12 pessoas foram presas em flagrante. A investigação também apreendeu seis caminhões e carretas – quase todos clonados.
Continua depois da publicidade
Os nomes dos detidos não foram divulgados pela Deic, nem quantos mandados foram cumpridos em cada cidade, para preservar as investigações. A operação continua e a polícia acredita que mais pessoas estejam envolvidas no esquema.
Os presos começarão a ser ouvidos nos próximos dias e serão investigados por crimes como associação criminosa, receptação, furto ou apropriação indébita de cargas, adulteração veicular e lavagem de dinheiro. e inclusive adulteraçao sinal veiculo automotr e lavagem dinheiro.
Os trabalhos são coordenados pelos delegado Akira e João Adolpho Fleury Castilho. Também ajudaram nas investigações e no cumprimento de mandados a Diretoria de Inteligência da Polícia Civil (DIPC), Delegacia de Roubos de Florianópolis, DIC de Joinville, DPCO de Araquari, DPCO de Piçarras e de Guaramirim.
Continua depois da publicidade