A investigação da Polícia Civil que apura o incidente no galpão da empresa Global Logística, em setembro do ano passado, quando uma nuvem de fumaça química encobriu São Francisco do Sul, foi concluída e será entregue nesta sexta-feira ao Ministério Público.

Continua depois da publicidade

Acompanhe ao vivo a partir das 9h30:

O delegado responsável pelo inquérito, Leandro Lopes de Almeida, antecipou apenas que haverá três indiciamentos. Detalhes da investigação serão apresentados à imprensa nesta sexta. Além de dezenas de depoimentos, o inquérito também tem base nos laudos do Instituto-geral de Perícias.

Continua depois da publicidade

A conclusão dos peritos foi de que a umidade do ar e substâncias contaminantes que não puderam ser identificadas no galpão foram os principais fatores da reação química. Os laudos não apontaram culpados diretamente, mas comprometem a Prefeitura de São Chico e a Global Logística, dona do galpão.

:: Acesse página especial sobre o caso ::

Isto porque o galpão onde estava a carga não tinha projeto preventivo contra incêndio, vistoria para habite-se, nem atestado de vistoria para funcionamento. E, conforme os bombeiros, a Prefeitura não poderia ter autorizado o funcionamento do local sem os documentos.

Cabia à Polícia Civil a apuração criminal dos fatos. Ações judiciais com pedidos de indenização já tramitam no fórum da cidade, mas não há sentenças publicadas.

Continua depois da publicidade