A Polícia Civil de Blumenau deflagrou na manhã desta terça-feira a Operação Terraplanagem, que visa desarticular associação criminosa voltada para a prática de corrupção. A investigação apura esquema de cobrança de propina em obras na cidade.

Continua depois da publicidade

De acordo com o delegado Lucas Almeida, da 2ª Delegacia de Polícia Civil de Blumenau, foram cumpridos diversos mandados de busca e apreensão. O trabalho é um desdobramento da prisão do ex-gerente da Faema, no dia 19 de julho, suspeito de cobrar propina para não aplicar uma multa por supostas irregularidades em uma obra no bairro Fortaleza.

O nome da operação foi escolhido devido a suspeita que empresas que fazem o trabalho de terraplanagem tenham participação no esquema de corrupção.

– A empresa era contratada por clientes e depois ela passava informação para o fiscal de que a obra estava sendo feita em local de proteção ambiental. Com as informações, o fiscal ia até os responsáveis pela obra pedir propina. O valor era dividido posteriormente entre os envolvidos – diz.

Além de empresas de terraplanagem, agentes públicos também estão sendo investigados, aponta o delegado Lucas Almeida, responsável pela operação. O trabalho de investigação segue para apurar mais envolvidos neste esquema.

Continua depois da publicidade

Por meio da assessoria de imprensa, a prefeitura informou que não irá se manifestar sobre a operação, mas está à disposição das autoridades, caso seja necessário alguma documentação ou demais informações.