A Central de Investigação do Norte da Ilha (Cini), com apoio de delegacias especializadas de Florianópolis, cumpriu sete mandados de busca e apreensão em casas do bairro Ingleses para tentar coibir o comércio ilegal de anabolizantes na região norte da Capital.
Continua depois da publicidade
A operação, deflagrada na quarta-feira (3), apreendeu diversas substâncias anabolizantes e medicamentos de uso e comércio restrito. Entre as substâncias anabólicas, algumas são para uso exclusivo em animais de tração, como cavalos, por exemplo.
Um homem foi detido e vai responder a inquérito policial. Ele, porém, foi liberado ao fim da ocorrência. Em depoimento, o rapaz disse que os anabolizantes eram para uso pessoal. Pela quantidade e variedade de substâncias, no entanto, a investigação vai continuar.
O inquérito apurará eventual crime tipificado no artigo 273 do Código Penal, onde falsificar, corromper, adulterar ou alterar produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais, além de vender as substâncias, é passível de penas de 10 a 15 anos de prisão.
Entre os anabolizantes e medicamentos sob controle especial apreendidos estão Nabolic Strong, Estanozolol Suspension, Metandrostenolona Landerlan, Oxandroland 5, Testosterona, Drostanolone propinaste, Izomtec 130, entre outros.
Continua depois da publicidade
A maioria dos anabolizantes e medicamentos foi apreendida em uma casa, onde o morador é um dos investigados. Seu nome não foi informado pelo delegado Danilo Bessa Brilhante, que comanda as investigações.
— As circunstâncias levaram a entender que possivelmente trata-se de comercialização de produtos controlados sem prescrição médica. Não podemos dar muitos detalhes, para não atrapalhar as investigações — afirma Danilo.
Quais os riscos de usar anabolizantes
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), consumir anabolizantes sem a orientação de um médico pode causar alteração do colesterol, distúrbios na coagulação do sangue, hipertensão, tumores no fígado e no pâncreas, ataque cardíaco e até morte.
Mulheres que tomam anabolizantes para aumento de sua massa muscular tendem a sofrer efeitos colaterais, como o engrossamento da voz, o surgimento de pelos no corpo e no rosto, a perda de cabelo, a diminuição dos seios e até o câncer de ovário. Nos homens, pode ocorrer redução na produção de esperma, impotência sexual, infertilidade, dificuldade, dor ao urinar e calvície.
Continua depois da publicidade
No caso dos anabolizantes de uso veterinário o risco é ainda maior, pois não há testes que garantam a segurança de uso em humanos. Já os anabolizantes piratas podem trazer dosagens acima da quantidade normal, aumentando as chances de uma parada cardíaca.