A Polícia Civil deflagrou na manhã desta terça-feira (17) uma operação contra suspeitos de integrar uma organização criminosa que praticava lavagem de dinheiro em cidades de Santa Catarina. São cumpridos oito mandados de prisão temporária e 10 de busca e apreensão em residências e empresas constituídas para a prática do crime no Estado.

Continua depois da publicidade

A ação, coordenada pela Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco) da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic), integra a segunda fase da Operação Lavanderia.

Os mandados de busca e apreensão são cumpridos nas cidades de São José (5), Florianópolis (2), Palhoça (1), Joinville (1) e Itapema (1). As cidades onde são cumpridas as ordens de prisão ainda não foram divulgadas pela polícia.

Segundo a Polícia Civil, até por volta das 8h desta terça, informações preliminares indicavam três presos, um em Florianópolis e dois em São José, incluindo o alvo principal da ação. Três carros haviam sido apreendidos, além de documentos de imóveis e de veículos.

A operação também cumpre ordens judiciais para sequestro de cinco imóveis e de dois veículos pertencentes a suspeitos, assim como o bloqueio de contas bancárias de quatro empresas e de nove pessoas físicas. O patrimônio alvo das ações é estimado em R$ 10 milhões.

Continua depois da publicidade

Ainda segundo a Polícia Civil, os principais alvos da operação são lideranças de uma organização criminosa do Rio de Janeiro.

A primeira fase da Operação Lavanderia foi deflagrada em janeiro deste ano. Na época, foram expedidos mandados de busca e apreensão contra alvos nas cidades de Florianópolis, Palhoça, Gaspar, Blumenau, Chapecó e Joinville, além de Curitiba (PR), Fazenda Rio Grande (PR) e Londrina (PR).