A Divisão de Investigação Criminal de São Bento do Sul deflagrou na última semana uma operação policial para cumprir 17 mandados de prisão preventiva na região. Denominada “Mamba Negra”, em alusão a uma das cobras mais perigosas da fauna terrestre, a ação ainda tentar prender três foragidos da Justiça.
Continua depois da publicidade
A investigação teve início em novembro do ano passado, inicialmente para apurar delitos de homicídio consumado e duas tentativas de homicídio praticados no bairro Lençol, em 29 de novembro, em São Bento do Sul.
Na ocasião, vários criminosos cercaram uma residência, que funcionava como ponto de tráfico de drogas e efetuaram diversos disparos de arma de fogo, resultando na morte de um homem de 20 anos. Outros dois conseguiram fugir.
Durante as apurações, que contaram com compartilhamento de provas em investigações das Polícias Civis de Canoinhas, Jaraguá do Sul e Massaranduba, os componentes da DIC constataram a vinculação dos fatos com organizações criminosas, tráfico e associação para o tráfico de drogas, razão pela qual foi instaurado outro inquérito policial, com investigação concomitante.
Segundo a Polícia Civil, foram produzidos diversos elementos de prova contra integrantes de duas facções criminosas rivais, bem como do envolvimento deles no narcotráfico.
Continua depois da publicidade
Atendendo às representações encaminhadas pelo delegado e coordenador da DIC/SBS, decorrente de mais de quatro meses de investigação, a Justiça expediu 19 mandados de prisão preventiva e 10 mandados de busca e apreensão.

A ação central da operação foi desencadeada no dia 10 de abril, quando quase 30 policiais civis de São Bento do Sul, Rio Negrinho e Santa Cecília deram cumprimento a seis mandados de busca e apreensão nos bairros Alpestre e Vila União, que resultaram em duas prisões em flagrante por tráfico de drogas.
Além disso, três dos investigados foram localizados e presos. No dia anterior, a DIC havia dado cumprimento a outros dois mandados de busca e apreensão no bairro Alpestre e efetuado a prisão de outros dois homens, um deles localizado na cidade de Campo Alegre.
Na quinta-feira (11/04), parte da equipe da DIC se deslocou para a região da cidade de Ibaiti (PR), a cerca de 400 quilômetros de São Bento do Sul, onde com apoio da Polícia Civil paranaense, foi realizada a prisão de mais um investigado, na vizinha cidade de Conselheiro Mairinck. Enquanto isso, outra parte da equipe efetuou a prisão de outros dois homens em São Bento do Sul, totalizando oito prisões em três dias.
Continua depois da publicidade
A Operação “Mamba Negra” produziu seus primeiros resultados ainda no início de março, quando a DIC prendeu um homem que possuía mandado de prisão por tráfico e associação para o tráfico de drogas expedido pela Justiça e era vinculado aos envolvidos nos homicídios de São Bento do Sul. Na mesma oportunidade, através de compartilhamento de informações da investigação da DIC, outro homicídio praticado na região de Jaraguá do Sul foi esclarecido.