A Polícia Civil realizou a operação Cinturão de Órion na comunidade de Três Marias, no Norte da Ilha, durante a manhã desta quinta-feira em Florianópolis. Cerca de 50 agentes e um cão farejador entraram nas residências da região para cumprir mandados de busca e apreensão de drogas e armas.

Continua depois da publicidade

A operação encontrou porções de drogas, principalmente de maconha, em diversas residências da localidade. Seis pessoas foram apreendidas por posse de droga e encaminhadas à delegacia, onde assinaram um termo circunstanciado para registro judicial e foram liberadas.

De acordo com o delegado responsável pela operação, Danilo Bessa Brilhante, a comunidade de Três Marias enfrenta o problema do crescimento desordenado e irregular. Cerca de 60 famílias moram atualmente na região, localizada em uma transversal da SC-403, no bairro dos Ingleses, sendo que muitos moradores são usuários de drogas.

— Além da ocupação irregular, ainda existe a questão da saúde pública, já que as residências estão muito próximas e abrigam diversos moradores. Além disso, temos a preocupação com o tráfico de drogas, que pode aumentar a violência na região — explica o delegado.

A maior parte dos moradores do local vieram da comunidade do Siri, que no ano passado teve 21 casas demolidas por estarem construídas em Áreas de Preservação Permanente. Brilhante disse que um processo semelhante está ocorrendo: os moradores estão ocupando o terreno de forma irregular e desmatando a vegetação local para construir outras residências.

Continua depois da publicidade

O delegado afirma que o terreno ocupado pertence à Prefeitura de Florianópolis, que ajuizou uma ação civil pública para reintegração de posse. Quando perguntado para onde iriam os moradores se forem retirados da comunidade, Brilhante disse que esse é um problema de vai além da sua competência, mas que coloca a Polícia Civil à disposição do executivo municipal para realizar ações na região.