A Polícia Civil cumpriu um mandado de prisão expedido pela Vara Criminal da Comarca de São Francisco do Sul pela prática do crime de estupro de vulnerável, em desfavor de um homem de 46 anos, que morava na cidade. Segundo o delegado Rafaello Ross, os fatos ocorreram no ano de 2015, quando a vítima tinha nove anos.

Continua depois da publicidade

Ela era sobrinha do autor, que aproveitava-se das oportunidades em que ficava sozinho com a criança para cometer o crime. Ele foi condenado a 21 anos de reclusão e respondia o processo em liberdade.

Após a condenação, a prisão foi decretada pela Justiça. Após os procedimentos legais, o condenado foi encaminhado a Unidade Prisional Avançada (UPA) de São Francisco do Sul.

Saiba como identificar se uma criança ou adolescente é vítima de abuso sexual:

A criança sempre vai manifestar que algo está errado com ela por meio do seu comportamento, seja pela alteração no sono, na alimentação ou no desempenho na escola. As crianças que são vítimas de violência sexual podem repetir a violência que sofreram por meio de brincadeiras sexualizadas ou com outros colegas.

Continua depois da publicidade

Quando o diálogo entre pais e filhos é aberto e acolhedor, o ambiente torna-se propício para que a criança sinta-se à vontade para revelar o abuso. Para isso, ela precisa ter consciência de que está tendo o seu direito violado. A educação sexual precisa deixar de ser tabu na família e na sociedade e fazer parte da vida da criança. Isso não quer dizer que os pais devem falar especificamente sobre o ato sexual ou estimulá-lo. Porém, devem orientar os filhos durante o banho ou limpeza genital, por exemplo, que ninguém pode tocá-la fora desse contexto.

Como denunciar o abuso sexual infantil:

Telefones

100 – Disque Direitos Humanos

181 – Polícia Civil

190 – Polícia Militar

(47) 3455-1837 (Conselho Tutelar de Joinville)