A Polícia Civil prendeu 19 pessoas na manhã desta sexta-feira (10) durante operação contra suspeitos de integrarem células de uma facção gaúcha em cidades do Sul de Santa Catarina. Mandados também foram cumpridos no Rio Grande do Sul.

Continua depois da publicidade

De acordo com o delegado Luís Otávio Pohlmann, da Polícia Civil de Sombrio, o grupo atua no tráfico de drogas e também é suspeito de participar de ao menos cinco homicídios ao longo de 2019, todos eles na região de Sombrio, no Sul catarinense, e de praticar roubos.

O delegado também informou que 15 pessoas foram presas nas cidades catarinenses de Sombrio, Araranguá, Balneário Gaivota e Santa Rosa do Sul, todas na região Sul, e mais quatro suspeitos foram presos nas cidades gaúchas de Torres, Osório, Montenegro e Santa Maria. Foram 18 prisões preventivas e uma em flagrante.

Outros dois mandados de prisão preventiva não foram cumpridos porque os suspeitos não foram localizados pela polícia. A operação cumpriu ainda 20 mandados de busca e apreensão e aprendeu uma arma, quantias de crack, cocaína e dinheiro.

A operação, batizada de “Feliz Mano Novo”, em referência à organização criminosa, foi deflagrada por volta das 5h desta sexta e contou com a participação de aproximadamente 100 policiais de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, além agentes do Departamento da Administração Prisional (Deap) e do Serviço Aeropolicial (SAER) da Polícia Civil.

Continua depois da publicidade