A Polícia Civil pediu a prisão preventiva de um fiscal e o afastamento de outros três agentes do setor de fiscalização de obras da prefeitura de Blumenau pela suspeita da pratica de pedidos de propina a construtores da cidade. A investigação começou após o vereador Ito de Souza (PL) repassar as denúncias que chegaram ao gabinete à polícia.
Continua depois da publicidade
O delegado Lucas de Almeida, responsável pela inquérito que apura as denúncias, aponta que os investigados foram indiciados pelo crime de concussão, pedir vantagem indevida direta ou indiretamente. Ele afirma também que os pedidos propina chegavam a valores de até R$ 10 mil. Ainda segundo ele, em muitos casos as vítimas eram ameaçadas.
– Ao longo da investigação nós podemos constatar que em vários casos as vítimas eram coagidas e até ameaçadas pelos fiscais. Eles afirmavam que se os valores não fossem pagos, eles poderiam tirar as licenças que os construtores já haviam conseguido – afirma o delegado.
Ainda conforme do delegado, os casos foram constatados em pelo menos sete obras em Blumenau e que os pedidos de suborno aos construtores muitas das vezes eram feitos de maneira explícita, como revelam gravações feitas. Ainda segundo ele, as investigações sobre cobranças de propina vão ter sequencia.
O que diz a prefeitura
A Prefeitura de Blumenau informou que ainda não foi oficialmente notificada a respeito do inquérito da Polícia Civil, envolvendo denúncias contra servidores do município. O Poder Público reforça ainda que segue à disposição da justiça.
Continua depois da publicidade
Como de denunciar
A Polícia Civil pede para que pessoas que foram coagidas ou que receberam pedidos de propina entrem em contato com a polícia através do disque denúncia, pelo telefone 181, ou indo até uma delegacia, com gravações, imagens ou mensagens que possam servir de provas das ilicitudes.