A apuração do incêndio na boate Kiss, neste domingo, em Santa Maria, deverá será feita na 1ª Delegacia de Polícia da cidade. Conforme o chefe da Polícia Civil gaúcha, delegado Ranolfo Vieira Júnior, já foi colhida uma série de depoimentos formais pela Delegacia de Pronto Atendimento. Entre eles, estaria o relato de um dos donos da casa noturna, que teria se apresentado por volta das 6h, e o dos integrantes de uma das bandas que tocou no local. A tragédia em Santa Maria matou pelo menos 245 pessoas.
Continua depois da publicidade
Paralelamente ao trabalho do Instituto Geral de Perícias (IGP), o Corpo de Bombeiros também investiga a origem do fogo. Segundo o comandante Guido Pedroso de Melo, o trabalho deve durar o dia todo – isso inclui, ainda, a busca por novas vítimas. A boate estaria com o alvará de incêndio vencido, e a grande maioria das vítimas teria morrido asfixiada.
– O grande erro foi gerar uma fonte de fogo em um local fechado – afirmou Melo, em entrevista à Rádio Gaúcha. O comandante espera que a tragédia sirva de exemplos para que outros estabelecimentos cumpram as normas de segurança.
A dimensão do acontecido chocou as autoridades presentes em Santa Maria, como foi o caso de Ranolfo Vieira Júnior.
Continua depois da publicidade
– Nunca tinha visto nada semelhante em minha carreira. É um momento difícil para todos nós – lamentou.
Veja também
Confira imagens do local onde aconteceu a tragédia
Confira a lista de feridos em incêndio em boate em Santa Maria
Tragédia em Santa Maria cancela rodada do Gauchão
A tragédia
O incêndio na boate Kiss, no centro de Santa Maria, começou entre 2h e 3h da madrugada de domingo, quando a banda Gurizada Fandangueira, uma das atrações da noite, teria usado efeitos pirotécnicos durante a apresentação. O fogo teria iniciado na espuma do isolamento acústico, no teto da casa noturna.
Sem conseguir sair do estabelcimento, mais de 200 jovens morreram e outros 100 ficaram feridos. Sobreviventes dizem que seguranças pediram comanda para liberar a saída, e portas teriam sido bloqueadas por alguns minutos por funcionários.
Continua depois da publicidade
A tragédia, que teve repercussão internacional, é considera a maior da história do Rio Grande do Sul e o maior número de mortos nos útimos 50 anos no Brasil.
Veja onde aconteceu

A boate
Localizada na Rua Andradas, no centro da cidade da Região Central, a boate Kiss costumava sediar festas e shows para o público universitário da região. A casa noturna é distribuída em três ambientes – além da área principal, onde ficava o palco, tinha uma pista de dança e uma área vip. De acordo com o comando da Brigada Militar, a danceteria estava com o plano de prevenção de incêndios vencido desde agosto de 2012.
Clique na imagem abaixo para ver a boate antes e depois do incêndio
A festa
Chamada de “Agromerados”, a festa voltada para estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) começou às 23h de sábado. O evento era de acadêmicos dos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária, Tecnologia de Alimentos, Zootecnia, Tecnologia em Agronegócio e Pedagogia. Segundo informações do site da casa noturna, os ingressos custavam R$ 15 e as atrações eram as bandas “Gurizadas Fandangueira”, “Pimenta e seus Comparsas”, além dos DJs Bolinha, Sandro Cidade e Juliano Paim.
Continua depois da publicidade
