Uma investigação da Divisão de Furtos e Roubos de Cargas da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic) apurou que uma empresa localizada em São Francisco do Sul (SC) estava desviando cargas de fertilizantes. O produto era importado da Noruega e, após chegar ao Porto de São Francisco do Sul, era transportado para armazéns da empresa investigada.

Continua depois da publicidade

Além disso, a empresa também era responsável por transportar o fertilizante até o cliente final, que ia principalmente para o Mato Grosso do Sul. Segundo a Deic, a empresa logística desviava parte da carga de fertilizantes premium e a revendia como varredura, que é a sobra de fertilizantes resultante da limpeza de equipamentos da produção, instalações ou movimentação de produtos (carregamento ou ensaque).

Durante a ação policial foram apreendidos dois caminhões carregados com os fertilizantes desviados em Joinville (SC) e em Bataguassu (MS) e foi realizada uma vistoria na empresa em São Francisco do Sul, com apreensão de um caminhão carregado com o fertilizante desviado.

No total foram apreendidas 119 toneladas de fertilizantes. As investigações prosseguem para a responsabilização criminal do desvio das cargas. A ação contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal de Pirabeiraba e de Bataguassu, e foi batizada de Operação Varredura. A Deic disponibilizou um canal para denúncias e informações relacionadas a roubos de cargas, no e-mail roubosdecargas-deic@pc.sc.gov.br

Continua depois da publicidade