Dois postos de combustível estão interditados em Florianópolis devido à falta de alvará, um na SC-401 e outro na Vargem Grande. Outros quatro estabelecimentos foram notificados segunda-feira durante ação da gerência de jogos e diversões da Polícia Civil, que desde a semana passada atua para reverter a situação de cerca de 70 postos que estão irregulares. Ao longo da semana, mais unidades devem ser notificadas.
Continua depois da publicidade
– Esta operação só vai acabar depois que os 121 estabelecimentos estiverem regularizados – diz a delegada responsável pela Operação Abastecimento Seguro, Michele Correa.
Segundo o presidente do Sindicato de Revendedores Varejistas de Combustíveis da Grande Florianópolis, Valmir Espíndola, o motivo para a falta de alvará é o tempo de espera para realização da vistoria por parte do Corpo de Bombeiros – que, segundo ele, chega a demorar mais de 90 dias para emitir o documento – e da Vigilância Sanitária.
O capitão Roberto Weingartner, do Corpo de Bombeiros de Florianópolis, afirma que, de fato, o órgão está com uma grande demanda de pedidos de vistoria e que o número aumentou significativamente desde o final de 2013 enquanto o efetivo se manteve o mesmo. Somente segunda-feira foram 45 novas solicitações. Porém, esclarece que os estabelecimentos solicitam a vistoria em cima do prazo de vencimento dos alvarás, sendo que os bombeiros têm até 30 dias para fazer a vistoria e, caso haja alguma inconsistência, o pedido de inspeção deve ser refeito.
Continua depois da publicidade
A Secretaria municipal da Saúde informa que a aprovação da vigilância sanitária é emitida em até 60 dias.
A delegada Michele afirma que a Polícia Civil auxilia nos casos em que o estabelecimento está com dificuldades de emitir os documentos, intervindo junto aos órgãos responsáveis.