Delegados da Polícia Civil de Santa Catarina votaram nesta terça-feira para a escolha do Conselho Superior da instituição, um colegiado interno de caráter apenas consultivo. O resultado será divulgado nos próximos dias.
Continua depois da publicidade
A votação aconteceu em meio ao clima de especulações entre os policiais civis sobre quem será o novo delegado-geral no próximo mandato do governador Raimundo Colombo, o que ainda não foi anunciado pelo secretário de Segurança Pública (SSP), César Grubba.
Durante a votação desta terça-feira, a informação de bastidores é que o atual delegado-geral da Polícia Civil, Aldo Pinheiro D’Ávila, deverá deixar o cargo para ser nomeado secretário-adjunto da SSP, função hoje exercida pelo coronel da Polícia Militar, Fernando Rodrigues de Menezes.
Ainda extraoficialmente, o delegado Artur Nitz, atual diretor de polícia do Litoral, é o nome mais cotado para assumir como delegado-geral. A SSP disse ao DC que ainda não há nada de oficial a respeito.
Continua depois da publicidade
Presidido pelo delegado-geral, o Conselho Superior da Polícia Civil é formado por 14 integrantes, sendo sete membros natos que são os diretores de polícia e mais sete delegados especiais que são escolhidos na votação. A nova gestão será para os próximos dois anos.
PM também pode mudar de comando
Na Polícia Militar também não há confirmação sobre a escolha do comandante-geral. O nome mais provável para substituir o coronel Valdemir Cabral no comando, conforme especulações junto ao governo do Estado e com oficiais da corporação, é o do coronel Paulo Henrique Hemm, atual subcomandante-geral.