A Polícia Civil de Santa Catarina estuda a criação de um concurso público para a vaga de delegados e psicólogos. O objetivo é tentar suprir uma espécie de “apagão” que o efetivo teve nos últimos anos. Ao todo, seriam 60 contratações, que ainda não têm data para ocorrer, para delegacias de todo o Estado.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
De acordo com o delegado-geral da Polícia Civil de SC, Ulisses Gabriel, o pedido inicial era de 30 vagas para delegados e 77 para psicólogos. Mas, para se moldar a atual situação econômica do Estado, houve um ajuste. Sendo assim, seriam 30 vagas para cada uma das funções.
— Diante disso, o grupo gestor está analisando os dados e os impactos financeiros para permitir a contratação da banca de concurso e o governador anunciar o lançamento do edital — explica.
Como cães de ator de SC ajudaram na descoberta do crime no RJ
Continua depois da publicidade
Ainda segundo Gabriel, SC não tem concurso para psicólogo desde 2010. Já para delegado, o último ocorreu em 2014, o que gerou um “apagão” no efetivo. Santa Catarina tem, atualmente, 425 delegados, enquanto o ideal seria 510. Ao menos 48 unidades estão sem titular.
— Estamos com várias unidades sem delegados no Estado, só que a lei só me permite a contração de 30 vagas para delegado-substituto — diz.
Não há previsão de quando o concurso será lançado, já que ele ainda está na fase de estudos.
Em 11 de maio, a Polícia Militar publicou edital para o concurso público para carreira de praças e oficiais. Ao todo, são 550 novas vagas, sendo 500 para soldados e 50 para oficiais.
Leia também:
Adolescente morto por tiro acidental tinha ido pela primeira vez à casa do amigo em Camboriú
Continua depois da publicidade
Família procura mulher que desapareceu após entrar em ônibus para Tubarão
Pescador irregular que causou morte de 12 tartarugas em Barra Velha é multado em R$ 65 mil