A Delegacia de Proteção a Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI) de Joinville lançou vídeo de conscientização para prevenir crimes que envolvam crianças. A animação faz parte do projeto da cartilha ‘Seis dicas para criança esperta’ e foi elaborado de maneira voluntária em parceira com empresa de publicidade.

Continua depois da publicidade

De acordo com a delegada Geórgia Marrianny Gonçalves Bastos, da DPCAMI, o vídeo foi elaborado com as seis dicas presentes na cartilha e tem a intenção de orientar os pais e despertar o olhar infantil para a prevenção de crianças. O cumprimento dos itens contidos na animação ajudam a promover a segurança dos pequenos.

— Estamos veiculando nas mídias, a proposta e atingir as crianças e os responsáveis no sentido de orientá-las — assegura a delegada.

ASSISTA AO VÍDEO:

Seis dicas para criança esperta

Continua depois da publicidade

A ideia da cartilha começou há cinco meses, após um ciclo de palestras realizadas nas escolas sobre temas que envolvem o respeito ao próximo. A escrivã de polícia da DPCAMI, Amanda Kaiser, propôs a confecção do caderno para distribuição entre as crianças, auxiliando na conscientização.

Com seis dicas, a cartilha busca despertar o olhar infantil para a prevenção das ocorrências de ameaça ou violação dos direitos da criança. As dicas simbolizam situações reais ocorridas em Joinville. Os casos estão registrados em diversos boletins de ocorrências, denúncias anônimas e inquéritos policiais envolvendo crianças, registrados na delegacia especializada.

Para contribuir com a conscientização, as dicas citam informações como ‘não aceitar nada de pessoas desconhecidas’ ou ‘tomar cuidado com informações compartilhadas na internet’. As cartilhas ainda precisam ser impressas para que possam ser distribuídas nas escolas joinvilenses. Neste momento, a equipe envolvida no projeto está angariando auxílio financeiro de parceiros para ocorra a impressão.