A Polícia Civil, por meio da Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRACO) da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC), deflagrou na manhã desta quinta-feira operação contra facção criminosa que atua em Santa Catarina. Em Joinville, a ação contou com o apoio da Divisão de Investigação Criminal (DIC), Delegacia de Homicídios (DH) e com algumas Delegacias de Polícia (DP) da cidade.

Continua depois da publicidade

Ao todo, 23 policiais civis joinvilenses participaram da operação. Em todo o estado, 200 homens colaboraram na ação. Os alvos de Joinville estavam nos bairros Paranaguamirim e Petrópolis, zona Sul da cidade. Além dessas localidades, a polícia cumpriu diligências também no município de Araquari.

Leia as últimas notícias de Joinville e região em AN.com.br

Segundo o delegado da DH, Fabiano Silveira, as operações começaram às 4 horas da manhã em várias cidades do Estado. Foram cumpridos 10 mandados em Joinville — sendo oito de busca e apreensão e dois de prisão. Durante a ação, uma mulher, de 28 anos, foi detida em uma residência do bairro Petrópolis. A outra pessoa com mandado de prisão em aberto não foi localizada.

— A investigação da DEIC apontou que ela possivelmente faz parte de uma organização criminosa que atua em SC. Junto com a mulher, foi localizada uma arma de calibre 38 — afirmou.

Continua depois da publicidade

Ainda de acordo com o delegado, outros objetos foram apreendidos durante a operação. Mas, para preservar a investigação, ainda não serão revelados. A moça foi detida em flagrante por posse irregular de arma de fogo e será interrogada pela polícia, dando prosseguimento à investigação criminal contra as facções.

Ela será encaminhada para a DEIC de Florianópolis, que está coordenando a operação. Essas investigações vêm sendo realizadas há cinco meses pela Polícia Civil. No período, 11 homens foram presos nas cidades de Florianópolis, Joinville, Navegantes, Balneário Camboriú e Chapecó por envolvimento com as facções.

A DRACO/DEIC também identificou as principais lideranças dessa organização criminosa atuantes dentro e fora do sistema prisional de SC, as quais são alvos das medidas judiciais.