A Policial Civil de Santa Catarina deflagrou neste sábado (9) a 3ª fase da Operação Broken Box para combater uma organização criminosa na comunidade do Morro da Caixa, em Capoeiras, na parte continental de Florianópolis. A ação teve como objetivo o cumprimento de 27 mandados de prisão preventiva expedidos pela Justiça. As ações são realizadas pela Central de Investigação do Continente (Cicon), comandadas pelo delegado João Adolpho Fleury.
Continua depois da publicidade
Segundo a Polícia Civil, os mandados foram expedidos após investigações materializadas no inquérito policial que foi finalizado recentemente. Então, foi comprovada a existência de uma organização criminosa, que age na região do Morro da Caixa. A facção explora o tráfico de drogas com força armada e com participação de adolescentes, entre outros delitos.
O nome da operação, “Broxen Box” (“caixa quebrada”, em inglês), faz uma referência à região onde há a atuação do grupo criminoso. A reportagem da CBN Diário entrou em contato com o delegado Fleury, por volta de 10h30. Ele disse que ainda estava envolvido com os trabalhos e não tinha como repassar naquele momento outras informações sobre a operação deflagrada neste sábado.
A primeira fase da Operação Broken Box para combater o tráfico de drogas na Grande Florianópolis foi realizada no dia 14 de dezembro do ano passado, quando foram presas 13 pessoas e cumpridos 50 mandados de busca e apreensão. Já na segunda etapa, a Justiça expediu 15 mandados, com a intenção de prorrogar por mais 30 dias as prisões temporárias dos suspeitos.
Os 27 indiciamentos foram, principalmente, pelos crimes de integrar organização criminosa e tráfico de drogas. Após a remessa do inquérito policial, as prisões preventivas foram expedidas pela Vara Metropolitana de Florianópolis, que recebeu a denúncia elaborada pela 39ª Promotoria de Justiça.
Continua depois da publicidade