A Polícia Civil de Florianópolis realizou na manhã desta terça-feira a operação Monte Seguro para cumprir 14 mandados de prisão temporária e 40 mandados de busca e apreensão no Morro do Caju, região do Saco Grande. A ação buscou capturar lideranças do tráfico de drogas na região e responsáveis por outros crimes, como roubos, porte ilegal de arma de fogo e vínculo com organizações criminosas.

Continua depois da publicidade

Com efetivo de 200 agentes de diversas regiões do Estado e apoio de um helicóptero, os policiais entraram na comunidade por volta das 6h. Até 7h20min já haviam prendido oito suspeitos e apreendido alguns adolescentes. Entre os presos estava um dos líderes do tráfico de drogas na região, que ainda é responsável por atraques contra bases policiais e suspeito de roubos e homicídios.

Por volta das 8h, a Polícia Militar (PM) chegou ao local para fazer um trabalho de saturação com abordagem de motoristas que passam pela região. Viaturas da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam) colocaram barreiras nas entradas do bairro Saco Grande, pela rodovia Virgílio Várzea, para evitar confrontos e possíveis retaliações que poderiam acontecer enquanto os agentes da Polícia Civil saíssem da região.

— Foi um sucesso a operação, com a maioria dos mandados cumpridos sem a necessidade do confronto. Isso também revelou um trabalho muito importante da inteligência pra conseguir mapear locais, horários e procedimentos para esse resultado — avalia o secretário de Segurança Pública de Santa Catarina, Alceu de Oliveira Pinto Junior, que acompanhou a operação no local.

Além do secretário, o seu adjunto, Aldo Pinheiro D’Ávila, e o delegado-geral da Polícia Civil em Santa Catarina, Marcos Ghizoni, também estiveram no Saco Grande acompanhando a ação policial.

Continua depois da publicidade

— Todas as pessoas que foram presas aqui são originárias de uma investigação que levou a Justiça a conceder essas prisões. Agora precisamos dar suporte para o titular da ação penal denunciá-los e eles serem levados ao julgamento final — comenta Marcos Ghizoni.

Segundo o delegado-geral, operações com foco no combate ao crime organizado devem se tornar cada vez mais comuns nas próximas semanas. O objetivo é expandir as ações para Joinville e depois para o resto do Estado.

 FLORIANÓPOLIS, SC, BRASIL, 27-02-2018 - Operação da Polícia Civil na comunidade do Caju, no Monte Verde, leva à prisão o principal líder do tráfico da região. A polícia militar deu o apoio permanecendo nas entradas do bairro.
Polícia Militar faz barreiras no bairro na manhã desta terça-feira após trabalho da Polícia Civil Foto: Felipe Carneiro / Diário Catarinense

Segunda operação em uma semana

Na última quinta-feira, a PM realizou uma operação que apreendeu seis armas, prendeu três pessoas e deixou um suspeito morto, no começo da tarde no Morro do Caju. A ação foi realizada logo após a troca de comando da corporação e a posse do comandante Araújo Gomes.

Continua depois da publicidade

Além dos 14 mandados que devem ser cumpridos nesta terça-feira, outros dois chegaram a ser expedidos. Isso porque, após uma operação no Morro do Horácio na última sexta-feira, a PM já prendeu um dos suspeitos. Outro foi morto após confronto com os policiais na mesma operação.

Leia Mais

Homem morre em confronto com a polícia no Norte da Ilha, em Florianópolis

Ação da PM em Florianópolis tem apreensão de armas, prisão de três pessoas e um morto

Operação da PM tem um morto e seis presos em Florianópolis