Uma carga de cocaína escondida numa caminhonete Ford/Pampa sob revestimento feito de chumbo e à prova de raio-x e de cães farejadores foi apreendida pela Divisão de Repressão a Entorpecentes (DRE) da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic), em Biguaçu. O suposto dono do carregametno foi preso nesta sexta-feira, dia 29.

Continua depois da publicidade

A técnica de utilizar chumbo é utilizada inclusive para escapar dos equipamentos de raio-x usados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) nas estradas.

Coordenada pelo titular da DRE/Deic, delegado Cláudio Monteiro, a operação começou há 40 dias e culminou na prisão em flagrante do suposto dono da droga, Reginaldo Colaço, 34 anos, nesta sexta.

Os 20 quilos de cocaína foram encontrados depois de uma busca minuciosa no veículo. A droga estava escondida num compartimento preparado e completamente vedado com solda e revestido com o chumbo.

Continua depois da publicidade

O início da operação

Os policiais da DRE receberam a informação que o carregamento seria transportado para o Sul de SC e começaram a investigação. Em 48 horas ininterruptas de trabalho, as equipes descobriram a localização do Ford/Pampa com placa de Içara e a identificação do suspeito.

Na abordagem, mesmo com a ajuda de cães farejadores especializados neste tipo de ação, os policiais não encontraram a carga na caminhonete. Com isso, o suspeito foi liberado.

O veículo ficou apreendido porque a documentação estava atrasada e a suspeita de conter entorpecentes era grande. A caminhonete foi levada à sede da Deic, em Florianópolis para uma busca rigorosa.

Continua depois da publicidade

Prisão em Laguna

Depois da apreensão do carregamento, o delegado Cláudio Monteiro mobilizou todos os agentes da DRE para localizar o suspeito, que já tinha fugido para o Sul do Estado.

De acordo com Monteiro, o suposto traficante ficou alguns dias escondido em Imbituba, hospedado num hotel no centro da cidade. Horas antes das equipes chegarem, o suspeito deixou o hotel às pressas.

Dois dias depois, Reginaldo Colaço foi localizado pelos policiais da DRE, em Laguna, e preso em flagrante por tráfico de drogas.

Continua depois da publicidade